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Pesquisas no Google: refiná-las poupará tempo em sua estratégia

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Pesquisas no Google: refiná-las poupará tempo em sua estratégia 1

Karine Tavares
Redatora

30 de Set. de 2019

O Google é cheio de mistérios. De um lado, ferramentas úteis, das quais poucos têm conhecimento da existência. De outro, easter eggs que atiçam a curiosidade de muitos por aí. Mas o motor de busca esconde – só um pouquinho – outro super poder, desta vez concedido aos usuários: as pesquisas no Google podem ser mais avançadas do que sua imaginação lhe permite visualizar.

Para qualquer equipe de marketing digital – especialista em SEO ou não – o Google é o ponto de partida para uma estratégia. 

Afinal, todo mundo quer acertar em cheio no alvo do ranqueamento e aparecer no topo da página de resultados (SERP). E já que tempo é dinheiro, é preciso encontrar uma forma de ser mais assertivo nas buscas. 

MUITAS NOVAS DESCOBERTAS!

Por aqui já estamos craques em fazer filtros para pesquisas avançadas no Google. Justamente por isso, reunimos nossas forças e compilamos as informações que seu time necessita para economizar energia.

A gente sabe que quem produz conteúdo usa esse mecanismo para quase tudo. Além disso, para traçar táticas eficientes, é preciso conhecer o uso que a concorrência faz do online. 

Isso quer dizer que não há solução no mundo que não esteja no Google!

O buscador tem todas as respostas. MESMO! 

Todavia, embora ele seja um oásis em meio ao deserto, poucos aproveitam-se de seus recursos mais otimizados.

Existe um jeito fácil e outros “mamão com açúcar” para localizar qualquer coisa. Isso apenas requer uma dose de sabedoria.

Confira agora como fazer pesquisas no Google de forma avançada, e torne a execução de projetos mais produtiva!

Uma forma genérica de realizar pesquisas no Google

Porém, antes vamos entender como acontece pesquisas no Google ditas comuns ou “de correspondência ampla”.

Veja bem, não quer dizer que esse é um jeito errado de buscar a solução para um problema, mas que há formas de aumentar as chances de conseguir respostas objetivas e efetivas.

A correspondência ampla nada mais é do que aqueles resultados que mostram sim o que você precisa, no entanto, em meio a diversas variações que em nada têm a ver com o que você procura. Ou seja, você terá que acessar link por link, site por site e, talvez, passar da primeira SERP para encontrar algo que se aproxime da solução para a sua necessidade.

Por acaso, está sobrando tempo por aí!? Temos certeza que não.

Contudo, a Gigante pensa no todo e a busca por palavras-chave não precisa ser um jogo de caça ao tesouro. 

Abaixo você terá acesso às informações mais valiosas relacionadas a uma pesquisa avançada. Veja!

Search Operators refinam os resultados de uma pesquisa no Google

Os “Operadores de Busca”, tradução livre para Search Operators, ou ainda Query Operators, são os responsáveis por aprimorar a seleção que um motor de busca efetua para entregar uma resposta certeira ao usuário.

Utilizados da maneira correta, tais comandos podem poupar um tempo valioso no trabalho de um produtor de conteúdo, por exemplo. Com eles, você é quem está no controle de suas pesquisas no Google.

Deu mais vontade de aprender, não é mesmo!? Sendo assim, não faça cerimônia e fique com a gente até o final deste post.

10 pesquisas no Google que farão a diferença na sua estratégia

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Mudar, às vezes, é preciso. E quando trata-se de Google, isso chega quase a ser uma filosofia de vida. Não é novidade que o buscador modifica seu algoritmo toda hora. Portanto, está aí mais uma razão para você refinar ainda mais as suas pesquisas.

Leia e vá praticando. Navegue pelo menu abaixo para ir diretamente ao conteúdo que lhe interessa, ou ignore-o e mergulhe nesse mar de conhecimento.

Sumário:

  • #1 Você quer uma resposta específica
  • #2 Esqueceu de parte da expressão que deseja pesquisar?
  • #3 Arquivos e documentos rapidamente ao seu alcance
  • #4 Seu termo é ambíguo e pode apresentar respostas indesejadas
  • #5 Você quer encontrar conteúdos similares
  • #6 Localizar conteúdo em um site
  • #7 URL, título do conteúdo e corpo do texto também podem ser descobertos
  • #8 Busca por localidade específica
  • #9 Você pesquisa “ou” investiga
  • #10 Enxergue quem linka para você

#1 Você quer uma resposta específica

Estamos falando de uma expressão e, até mesmo, de uma frase. Note a quantidade de respostas que o Google lhe dá. Milhares, não é mesmo? E quanto mais ampla a sua palavra-chave (head tail), mais alto fica esse número. 

Para encurtar o seu caminho, coloque-a entre “aspas” e perceba a diferença no total de ocorrências e, até mesmo, nas sugestões de solução.

Essa artimanha será ainda mais valiosa para a sua equipe de marketing digital, se a intenção for investigar os “copia e cola” de plantão. Basta pegar um trecho de um conteúdo autoral já publicado e jogar entre aspas no Google. O único link que deverá aparecer é o seu, do contrário, dê um olá para o plágio.

#2 Esqueceu de parte da expressão que deseja pesquisar?

O Google também lhe dá uma ajudinha quando a memória não funcionar direito. E não, o motor de busca não tem bola de cristal. Mas ele já prevê uma série de respostas certas, com base no comportamento dos usuários para aquela expressão.

Ficou confuso?

Bem, é simples. Vamos dizer que você queria pesquisar por “receita de frango com…” e não lembre do complemento desejado. O Google pode lhe sugerir, “legumes” ou “catupiry com batata palha” e ainda “requeijão e batata cozida”. Hmmm, deu fome!

Mas isso será possível apenas se você adicionar um asterisco* em substituição à palavra esquecida. Neste caso ficaria:

receita de frango com *

#3 Arquivos e documentos rapidamente ao seu alcance

O Google é muito bom em achar coisas. Dos mais variados tipos. 

Para quem está fazendo um trabalho acadêmico, por exemplo, o motor de busca é um fortíssimo aliado. Ele é capaz de encontrar arquivos e documentos em formatos variados, o que ajuda na busca de um pdf ou imagem específica.

Na pesquisa, a fórmula a ser digitada é a seguinte: filetype:+tipo de arquivo +assunto. 

Exemplo:

Filetype:pdf arqueologia avançada

ou

Filetype:png ursos panda hibernando

#4 Seu termo é ambíguo e pode apresentar respostas indesejadas

Você sabia que pode eliminar alguns resultados indesejados quando utiliza uma palavra-chave que tem sentidos diferentes? Ou ainda, que é possível perguntar coisas ao Google, filtrando algumas respostas que você não espera ver?

Para ambos os casos, basta utilizar o tracinho “-” (sinal de menos, de subtração, hífen… chame como desejar) antes da palavra ou sentido que você quer excluir da pesquisa. 

O exemplo que temos para o primeiro item, é a palavra tráfego. O significado da palavra é um só: passagem de pessoas. Porém, no online essa passagem se dá dentro de sites e redes sociais. Já na vida cotidiana, trafegar é o ato de estar em trânsito nas ruas. 

Entendeu onde queremos chegar? Vamos supor que a sua intenção seja aprender como aumentar a entrada de pessoas no seu site. Para otimizar esse caminho, digite:

tráfego -trânsito

Já para o segundo, vamos supor que você queira fazer uma fantasia e aparecem muitos resultados para crianças. Faça a fórmula abaixo e veja a mágica acontecer: 

fazer uma fantasia -infantil

#5 Você quer encontrar conteúdos similares

Procurando um site relacionado a um determinado tema ou quer ficar mais expert em um assunto?

Basta utilizar o comando “related:”, que significa “relacionado” em português, seguido do nome do site + .com.

Exemplo: 

related:webshare.com

#6 Localizar conteúdo em um site

As pesquisas no Google lhe dão uma ajudinha para encontrar aquele conteúdo que você sabe que existe, mas o próprio site não mostra em sua busca. 

Vamos dizer que você queira ver conteúdos de SEO publicados pela WebShare. Use:

SEO site:webshare.com.br 

#7 URL, título do conteúdo e corpo do texto também podem ser descobertos

Inurl ou allinurl; intitle ou allintitle; intext ou allintext.

Para localizar uma pesquisa em URLs, títulos e corpos de texto, o modus operandi é muito semelhante. 

IN significa que você buscará por apenas uma palavra. ALL IN significa que você quer encontrar múltiplos termos em uma mesma pesquisa. 

URL

Associe o site à palavra da URL. Exemplo: site:webshare.com.br inurl:seo 2019. Assim fica muito mais fácil achar aquele artigo que você quer reler.

TÍTULO

Ta aí uma bela sacada de monitoramento das temáticas exploradas pelos concorrentes.

Basta digitar intitle:seo ou allintitle:táticas de seo 2019, por exemplo, para ver aquilo que já foi explorado.

CORPO DO TEXTO

De forma igual às buscas acima, digite intext ou allintext seguido de um ou mais termos para buscar o conteúdo de seu desejo em corpos de texto.

#8 Busca por localidade específica

Você quer encontrar notícias de uma cidade específica? A busca avançada lhe ajuda a ser bem assertivo.

Utilize o comando “location”, que é o mesmo que localização e voilá. Exemplo: 

location:porto alegre 

#9 Você pesquisa ou investiga

Em uma mesma pesquisa você pode buscar por dois termos diferentes. Basta digitar a palavra “ou” entre eles. Assim: 

Marketing Digital ou Inbound Marketing

#10 Enxergue quem linka para você

O Google lhe fornece essas informações em uma pesquisa avançada. Com ela você consegue visualizar, de forma muito prática, todos aqueles sites que estão apontando para seus conteúdos. Desta forma:

link:webshare

Outra dica que faz a diferença em sua estratégia de pesquisa no Google

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O Google também deixa você combinar as pesquisas avançadas, para obter resultados ainda mais otimizados. Experimente da forma mais adequada para a sua estratégia e gestão do tempo de sua equipe.

Pesquisas no Google nunca mais serão um mistério para seu time de marketing

Gostou do conteúdo? Agora que seu time de marketing está tão expert em pesquisas avançadas quanto o nosso, que tal conversarmos sobre suas estratégias de SEO?

Como você sabe, o Google ama otimização, e a WebShare lhe ajuda a chegar ao topo dos resultados com agilidade. 

Nossos profissionais são especialistas no motor de busca mais amado do mundo. Entre em contato conosco agora mesmo, e veja sua marca ganhar reconhecimento e muitas conversões.

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