Em março deste ano, o WordPress anunciou o lançamento de um novo plugin. O Performance Labpromete otimizar o desempenho dos sitesda plataforma. A ferramenta traz diversos novos recursos, dentre eles aotimização de imagens, auditoria de performance e cache.
Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe nosso artigo a partir de agora.
O que é o Performance Lab?

O pluginPerformance Labé uma ferramentaprojetada para ajudar você a editar e acelerar seus sites. Ele também auxilia no diagnóstico de problemas de lentidão nas páginas..
Geralmente, quando o WordPress lança novos recursos, os plugins aparecem separadamente. Mas com o Performance Lab é diferente. A plataforma facilitou sua vida e agrupou quatro novos recursos distribuídos por módulos em um único plugin. Isso permitirá que você escolha quais quer habilitar em um local central.
O Performance Labestá destinado a tornar-se uma versão futura da plataforma de base do WordPress.
Conheça agora os quatro módulos do Performance Lab
A fase inicial do plugin apresenta os seguintes módulos.
- WebP Uploads:Produz versões WebP para carregamento de imagens JPEG (se for suportado pelo servidor);
- WebP Support: Inclui uma seção de suporte a WebP na checagem de saúde do site (Site Health);
- Persistent Object Cache Health Check:Inclui uma seção de cache de objetos persistentes na checagem de saúde do site (Site Health);
- Audit Enqueued Assets (experimental):Inclui uma seção de recursos CSS e JS na checagem de saúde do site (Site Health).
O plugin ainda está em fase beta, portanto o WordPress aconselha que você faça testes em cada um dos módulos logo após a instalação.
Para testar o módulo WebP Uploads, é necessário subir algumas imagens JPEG para a biblioteca de mídia. Depois disso, é preciso garantir que as versões redimensionadas também sejam geradas em WebP e utilizadas no front do site, assim como no upload de imagens em um post.
Para testar os outros três módulos, você precisa acessar a aba de Site Health e analisar se as informações trazidas estão de acordo com a realidade. É sempre bom lembrar que módulos experimentais precisam ser acionados em Settings > Performance. Módulos não experimentais são habilitados de maneira padrão. Se quiser testar os módulos individualmente, é só alterná-los um por um.
O módulo Audit Enqueued Assetsfoi classificado como experimental. O Performance Team, grupo responsável pela criação do plugin, optou por nomeá-lo como experimental, pois o módulo será aprimorado.
Quem criou o Performance Lab?
O plugin Performance Labfoi desenvolvido pela equipe Performance Teamdo WordPress. Esse grupo foi criado em outubro de 2021 e tem como membros os desenvolvedores do WordPress, assim como os desenvolvedores doGooglee do Yoast.
Desde os seus primeiros encontros, o objetivo do grupo é criar projetos que aumentem a qualidade de performance dos sitesdo WordPress. O Performance Labé o primeiro projeto da equipe a sair do papel.
Você também pode contribuir!

Como o Performance Labé um plugin em versão Beta, o WordPress quer que você teste exaustivamente todos os módulos. Utilizando-os tanto de maneira conjunta quanto individualmente.
O Performance Teamorganiza reuniões semanais no canal Slackonde qualquer usuário pode participar e ajudar na construção coletiva do código. Já imaginou você e os desenvolvedores do WordPress juntos nessa missão?
Digamos que você esteja testando o plugin e ache um bug, o que fazer? Pra quem avisar? Além das reuniões semanais doPerformance Team, é possível enviar feedbacks pelo GitHubou pelo fórum de suporte do WordPress. A plataforma também pede aos usuários que auxiliem na tradução do Performance Labpara outras línguas.
E aí, curtiu a novidade? Entre no blogda WebShare para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.