Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Novidade no Shopify: Eleve o SEO da sua loja com o plugin Yoast

Guilherme Tubino

12 DE abril DE 2022
tempo de
leitura:
7min

O plugin Yoast, um dos mais conhecidos plugins de SEO no wordpress, chegou ao Shopify, uma das grandes plataformas de criação de sites para e-commerce.  Assim como no WordPress, o aplicativo vai ajudar os usuários com o SEO das lojas online no Shopify.  

 

O Yoast não vai apenas ajudar na otimização dos produtos, mas também a desenvolver melhores postagens em blogs na Shopify, fazendo com que o conteúdo seja mais atrativo e localizável online. Dessa forma, cresce a possibilidade de atrair novos clientes

 

Mas para te explicar muito mais sobre essa novidade no marketing digital, preparamos esse conteúdo. Portanto, continue a leitura e entenda como vai funcionar o plugin Yoast na plataforma Shopify. 

O que é a Shopify?

Mulher com um tênis na mão e mexendo no notebook

Fundada em 2006, a Shopify é uma empresa canadense que criou uma plataforma voltada para o desenvolvimento de e-commerce e gestão de produtos. Assim como outras plataformas semelhantes, a Shopify possibilita que o usuário crie sites, portfólios e páginas para vender online. 

 

Uma das características de destaque da Shopify, é a integração com grandes plataformas como Facebook, Amazon e Instagram. Além disso, ela é bastante intuitiva e a usabilidade do serviço é considerada fácil. 

 

Também é muito utilizada para fazer o modelo de negócio chamado de dropshipping, que consiste em receber pedidos de compra e fazer o encaminhamento diretamente ao fornecedor. Assim, o vendedor não fica com a responsabilidade de fazer a logística de entrega. 

 

Para começar a utilizar a plataforma, basta fazer um e-mail e senha para login. Depois disso, o usuário já pode começar a montar sua loja online. 

E Yoast SEO, o que é?

Trata-se do plugin mais conhecido quando falamos em SEO, principalmente para quem trabalha com wordpress. Com a ferramenta, você consegue fazer com que seu texto fique mais otimizado, para ser encontrado mais fácil nos mecanismos de busca. Como se fosse um guia. 

 

O Yoast é bem intuitivo e estabelece vários critérios para sinalizar que o conteúdo está bom no sentido de otimização. Estes requisitos vão desde número de palavras chaves no texto, repetição de termos até  tamanho de parágrafos e frases. 

 

Ele pode ser instalado diretamente no wordpress, na parte de plugins. A partir da instalação e ativação, está pronto para ser utilizado. 

Como o Yoast auxilia no SEO

O plugin facilita bastante as coisas para quem trabalha com SEO. Além de analisar o texto, o plugin possibilita fazer algumas edições fundamentais para o conteúdo ficar com uma boa otimização. 

  • Criação e edição do title para home e outras páginas
  • Criação e edição da meta description da home e demais páginas
  • Fazer a edição do slug da URL
  • Criação de sitemap XML
  • implementação de breadcrumbs

Plugin Yoast no Shopify: como funciona?

Homem mexendo no computador e analisando resultados

Agora que você já sabe o que é o Shopify e Yoast, vamos explicar como vai funcionar a novidade do Yoast dentro da plataforma Shopify. 

 

Quando você tem um e-commerce no Shopify,  há páginas de produtos que deseja ver com bom desempenho, não é mesmo? Então, é aí que entram o SEO e a legibilidade do Yoast. 

Com eles, você receberá um feedback que tem o objetivo de otimizar a sua página e torná-la mais atrativa aos clientes. 

 

No entanto, as páginas de produtos não são as únicas coisas que você pode otimizar. Isso porque, a plataforma Shopify tem a opção de blog em sua loja virtual, E como você sabe, esse tipo de conteúdo é ótimo para gerar tráfego e gerar interação com clientes em potencial. Sendo assim, você também pode utilizar o Yost para otimizar suas postagens de blog no Shopify. E essa análise do plugin é específica para blog. 

Há mais funções do plugin

Além das funções que citamos, o plugin permite que você visualize como as páginas serão apresentadas nas redes sociais e sejam alteradas, caso você queira. Você também poderá configurar todos os dados que o Google precisa para compreender o seu site de maneira completa. Para isso, é só entrar na parte de configurações.  

 

Outro ponto relevante, é a possibilidade que você tem de fazer a conexão de sua loja com outras ferramentas de webmasters como, por exemplo, o Google Search Console. Essa funcionalidade é importante para você obter informações relevantes, capazes de guiar análises com o objetivo de prover melhorias em sua página e ver se elas funcionam. 

As opções avançadas 

Se enganou quem pensou que as funcionalidades do Yost para a Shopify pararam por aí. Ainda existem algumas opções mais avançadas para deixar seu negócio ainda mais forte na internet. 

 

Você pode usar essas opções para personalizar sua loja. Por exemplo: determinar quais as partes do e-commerce devem ser indexadas pelos mecanismos de pesquisa.Também pode determinar os padrões de saída para os conteúdos de qualquer tipo. 

 

E aí, curtiu esse conteúdo sobre o plugin Yost na plataforma Shopify? Para saber tudo o que acontece no mundo do marketing digital, basta acessar o nosso blog

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário