Novidade no Shopify: Eleve o SEO da sua loja com o plugin Yoast

Ilustração mostra pessoas comprando online

Sumário

O plugin Yoast, um dos mais conhecidos plugins de SEO no wordpress, chegou ao Shopify, uma das grandes plataformas de criação de sites para e-commerce.  Assim como no WordPress, o aplicativo vai ajudar os usuários com o SEO das lojas online no Shopify.  

O Yoast não vai apenas ajudar na otimização dos produtos, mas também a desenvolver melhores postagens em blogs na Shopify, fazendo com que o conteúdo seja mais atrativo e localizável online. Dessa forma, cresce a possibilidade de atrair novos clientes

Mas para te explicar muito mais sobre essa novidade no marketing digital, preparamos esse conteúdo. Portanto, continue a leitura e entenda como vai funcionar o plugin Yoast na plataforma Shopify. 

O que é a Shopify?

Mulher com um tênis na mão e mexendo no notebook

Fundada em 2006, a Shopify é uma empresa canadense que criou uma plataforma voltada para o desenvolvimento de e-commerce e gestão de produtos. Assim como outras plataformas semelhantes, a Shopify possibilita que o usuário crie sites, portfólios e páginas para vender online. 

Uma das características de destaque da Shopify, é a integração com grandes plataformas como Facebook, Amazon e Instagram. Além disso, ela é bastante intuitiva e a usabilidade do serviço é considerada fácil. 

Também é muito utilizada para fazer o modelo de negócio chamado de dropshipping, que consiste em receber pedidos de compra e fazer o encaminhamento diretamente ao fornecedor. Assim, o vendedor não fica com a responsabilidade de fazer a logística de entrega. 

Para começar a utilizar a plataforma, basta fazer um e-mail e senha para login. Depois disso, o usuário já pode começar a montar sua loja online. 

E Yoast SEO, o que é?

Trata-se do plugin mais conhecido quando falamos em SEO, principalmente para quem trabalha com wordpress. Com a ferramenta, você consegue fazer com que seu texto fique mais otimizado, para ser encontrado mais fácil nos mecanismos de busca. Como se fosse um guia. 

O Yoast é bem intuitivo e estabelece vários critérios para sinalizar que o conteúdo está bom no sentido de otimização. Estes requisitos vão desde número de palavras chaves no texto, repetição de termos até  tamanho de parágrafos e frases. 

Ele pode ser instalado diretamente no wordpress, na parte de plugins. A partir da instalação e ativação, está pronto para ser utilizado. 

Como o Yoast auxilia no SEO

O plugin facilita bastante as coisas para quem trabalha com SEO. Além de analisar o texto, o plugin possibilita fazer algumas edições fundamentais para o conteúdo ficar com uma boa otimização. 

  • Criação e edição do title para home e outras páginas
  • Criação e edição da meta description da home e demais páginas
  • Fazer a edição do slug da URL
  • Criação de sitemap XML
  • implementação de breadcrumbs

Plugin Yoast no Shopify: como funciona?

Homem mexendo no computador e analisando resultados

Agora que você já sabe o que é o Shopify e Yoast, vamos explicar como vai funcionar a novidade do Yoast dentro da plataforma Shopify. 

Quando você tem um e-commerce no Shopify,  há páginas de produtos que deseja ver com bom desempenho, não é mesmo? Então, é aí que entram o SEO e a legibilidade do Yoast. 

Com eles, você receberá um feedback que tem o objetivo de otimizar a sua página e torná-la mais atrativa aos clientes. 

No entanto, as páginas de produtos não são as únicas coisas que você pode otimizar. Isso porque, a plataforma Shopify tem a opção de blog em sua loja virtual, E como você sabe, esse tipo de conteúdo é ótimo para gerar tráfego e gerar interação com clientes em potencial. Sendo assim, você também pode utilizar o Yost para otimizar suas postagens de blog no Shopify. E essa análise do plugin é específica para blog. 

Há mais funções do plugin

Além das funções que citamos, o plugin permite que você visualize como as páginas serão apresentadas nas redes sociais e sejam alteradas, caso você queira. Você também poderá configurar todos os dados que o Google precisa para compreender o seu site de maneira completa. Para isso, é só entrar na parte de configurações.  

Outro ponto relevante, é a possibilidade que você tem de fazer a conexão de sua loja com outras ferramentas de webmasters como, por exemplo, o Google Search Console. Essa funcionalidade é importante para você obter informações relevantes, capazes de guiar análises com o objetivo de prover melhorias em sua página e ver se elas funcionam. 

As opções avançadas 

Se enganou quem pensou que as funcionalidades do Yost para a Shopify pararam por aí. Ainda existem algumas opções mais avançadas para deixar seu negócio ainda mais forte na internet. 

Você pode usar essas opções para personalizar sua loja. Por exemplo: determinar quais as partes do e-commerce devem ser indexadas pelos mecanismos de pesquisa.Também pode determinar os padrões de saída para os conteúdos de qualquer tipo. 

E aí, curtiu esse conteúdo sobre o plugin Yost na plataforma Shopify? Para saber tudo o que acontece no mundo do marketing digital, basta acessar o nosso blog

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?