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WebShare ensina: Guia Google EAT 2022

Júlia Gonçalves

18 DE março DE 2022
tempo de
leitura:
9min

Está na jornada para conquistar o topo da primeira página do Google? Temos informações relevantes que podem ajudar você. Hoje vamos falar sobre EAT, uma das métricas mais importantes para ranquear no principal buscador da web.

 

A sigla não é uma novidade no mundo do SEO, o EAT é um conjunto de diretrizes para construção de um bom conteúdo de site, e já é um critério observado pela plataforma de buscas desde 2013.

 

Mas se você ainda não sabe o que é EAT, não tem problema, foi por isso que preparamos este guia atualizado para você. Então, continue atento à leitura deste artigo para descobrir o que é EAT e aprender a melhorar a classificação do seu site no Google.

 

 

 

O que é EAT?

o que e eat e como impacta na interacao do usuario

Não, EAT não tem nada a ver com comida. É, na verdade, uma sigla que significa: Expertise, Authority e Trust, na tradução para o português: Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

 

A princípio, podem parecer conceitos bem subjetivos e confusos, mas vamos explicar para você como tudo isso pode funcionar na prática.

 

O que é Expertise?

Afinal, o que significa “expertise” para o Google? Ela tem relação com a qualidade e veracidade do conteúdo do seu site.

 

Trazer alegações verdadeiras e explicações bem fundamentadas, referenciando autores e dados de pesquisas é uma das práticas vistas com bons olhos pelo buscador.

 

Além disso, contar com uma equipe de marketing e criadores de conteúdo experts no assunto que abordam em seu site, pode ser um diferencial na hora de concorrer com outras páginas. Se o autor dos seus conteúdos é um especialista, mostre as credenciais que provam esse fato, isso irá fazer com que seus leitores saibam que o conteúdo é confiável.

 

E, principalmente, um conteúdo relevante deve responder dúvidas, conflitos e dores dos usuários, apresentando soluções – sejam através de produtos ou serviços – enquanto demonstra um alto grau de conhecimento sobre o tema.

 

O que é Autoridade?

Uma das formas que o Google usa para medir a autoridade de um site é observando a ressonância do conteúdo. Se outras pessoas do setor buscam informações no seu site, é porque entendem que é verdadeiro e deve ser considerado.

 

O SEO não deve se limitar ao on page, outra forma de ser notado é através de parcerias. Quando outras páginas têm o seu site como referência e, além disso, citam você e seu conteúdo, isso é um ótimo sinal de autoridade.

 

O que é Confiança?

Essa pode ser considerada a diretriz mais importante e as duas anteriores também se relacionam à ela. Afinal, ninguém quer ser enganado, muito menos o Google. 

 

Antigamente, ao procurar um determinado serviço, buscávamos recomendações de amigos de confiança. Depois, ao fazer uma visita ao escritório, víamos uma série de diplomas e certificados. Tudo isso passava segurança na hora de fechar o contrato.

 

Hoje em dia, com a internet, não é muito diferente. As pessoas precisam saber que podem confiar no seu site

 

Algumas ações que pode inspirar confiança em seus usuários são:

 

  • Fornecer informações precisas e bem esclarecidas sobre seus produtos e serviços;
  • Contar ao cliente sobre a sua marca em uma página “sobre nós”; 
  • Exibir avaliações e comentários de outros usuários;
  • Se você vende pelo site, garanta uma conexão segura e apresente o selo da empresa de gateway responsável pela transação.

 

O que é YMYL?

Outro critério usado pelo Google é o Your Money or Your Life (YMYL). Essa diretriz é usada para classificar páginas que apresentam um conteúdo capaz de impactar negativamente a felicidade, saúde e estabilidade financeira.

 

Esse tópico é relevante pois muitos sites se enquadram neste critério, tais como:

 

  • Marketplaces e demais sites que ofereçam opções de pagamento na própria plataforma;
  • Notícias e informações sobre doenças e aconselhamento médico;
  • Assessoria jurídica ou financeira;
  • Assuntos políticos ou governamentais;
  • Conteúdos de qualquer tipo que se proponham a explorar e aprofundar determinado conhecimento.

 

A lista não para por aqui e pode depender muito de como os avaliadores entendem um site. Se o seu conteúdo se enquadra nesta lista, sua dedicação para atender aos critérios de EAT do Google deve ser redobrada.

Como melhorar a pontuação EAT

saiba como melhorar a pontuacao de eat do seu site

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o EAT na prática, veja algumas dicas de como melhorar a pontuação do seu site e conquistar uma posição de destaque nas primeiras colocações do Google.

 

Trabalhe com especialistas

Bom, a essa altura você já percebeu que trabalhar com pessoas capacitadas, que entendem os critérios do Google e, principalmente, são experts no seu nicho de atuação, é fundamental para criação de um conteúdo qualificado.

 

Por exemplo, se seu site vende produtos alimentícios, porque não chamar uma nutricionista para produzir os conteúdos e mostrar aos seus clientes os benefícios que os seus produtos podem proporcionar?

 

Além de assegurar um conteúdo relevante e verdadeiro para o usuário, seu site também será beneficiado pela autoridade do especialista responsável pela produção.

 

Aposte em parcerias estratégicas

Como citamos anteriormente, as parcerias com outras páginas do seu nicho são uma ótima estratégia para mostrar ao Google a relevância do seu site

 

Quanto maior a reputação do portal que está mencionando você, mais positivo é. Por exemplo, se o G1 está citando citando o seu site, certamente é porque você já conquistou certa autoridade e relevância.

 

Ofereça conteúdo de valor e atualizado

Você já sabe que, para conquistar a confiança de seus leitores, é necessário oferecer um conteúdo genuíno, com informações verdadeiras e, é claro, atualizadas.

 

Imagine que o seu site disponibiliza avaliações e releases sobre os principais restaurantes da cidade. Ao acessá-lo, o leitor escolhe um restaurante a partir das informações que você forneceu, mas, ao chegar no lugar, vê que não era nada daquilo que leu em seu site ou pior, descobre que o restaurante não está mais lá pois mudou de endereço.

 

É uma situação um tanto frustrante, e o Google não quer que alguém passe por isso. Portanto, procure manter seus conteúdos sempre atualizados, se possível, de tempos em tempos, faça uma auditoria dos conteúdos antigos e identifique aqueles que precisam ser atualizados.

 

– 

Se você chegou até aqui, deve ter percebido a relevância deste conteúdo e sabe que a WebShare é uma autoridade quando o assunto é SEO, isso é EAT na prática!

 

Agora você está pronto para levar essa estratégia para o seu site. E para se manter atualizado, leia também TOP tendências para SEO em 2022. No blog da WabShare você pode acessar muitos outros conteúdos como este.

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