Atualizações Google: Web Stories agora no Data Studio

Sumário

O Google chega com mais uma novidade para movimentar o universo online e , por consequência, do marketing digital. Trata-se do Web Stories estar agora no Data Studio. Foi criado um modelo de amostra chamado Web Stories Insides Dashboard, com o objetivo de fornecer uma visão macro de suas Google Web Stories em qualquer lugar. 

E para entender o desenvolvimento das Stories não é algo complexo, isso porque o Data Studio e o Google Analytics, que também ajuda nesse ponto,  são ferramentas consideradas fáceis de utilizar. 

A partir deste conteúdo que preparamos, você vai entender como funciona essa atualização do Google e como fazer para medir o desempenho das Web Stories no Data Studio. Continue a leitura. 

O que é Google Web Stories?

internas A blog google web storage webshare

Antes de falarmos na atualização, vamos te explicar o que são as Web Stories. Em resumo, Google Web Stories é um formato de conteúdo bem semelhante aos conhecidos stories do Instagram. Geralmente eles são no estilo carrossel e aparecem na utilização do Google via smartphone. 

As imagens preenchem a tela do dispositivo e podem ser passadas no sentido horizontal para o usuário navegar pelos slides. Embora as fotos sejam o ponto forte, os Web Stories também contém texto. 

Importante ressaltar que para visualizar os stories, você precisa abrir o app do Google em seu dispositivo móvel na aba “Discover”, que mostra conteúdos no qual o buscador entende ser do gosto do usuário. Depois, basta descer um pouco a tela e você logo verá os stories. 

E o Google Data Studio, o que é?

É necessário que você também entenda quais as funções do Data Studio. É uma ferramenta que serve para a criação de relatórios e dashboards interativos. Com as funcionalidades é possível ter muitas informações de maneira visual, o que facilita seu entendimento. 

Uma das principais características é a integração e customização dos painéis com outras ferramentas do Google como, Analytics, Search, Console e Youtube. Dessa forma, muitas fontes de informação podem ser conectadas.Web

Stories no Data Studio: O que encontrar nesse painel?

internas B blog como conseguir dashboard webshare

No Insides dashboard, você consegue ter uma visão mais ampliada dos resultados de seus Stories no Google. Isso quer dizer que dentro do painel você encontra métricas que darão a você esse olhar macro. Para isso, existem duas guias: Visão geral e Nível da história. Entre as métricas que você pode observar estão:

  • Principais Métricas : Envolve o início da história, as visualizações da página, tempo de gasto e a taxa de conclusão.
  • Métricas de público-alvo:  Inclui idade, sexo do usuário e dispositivo 
  • Principais histórias: Aqui estão suas dez principais histórias por um período de tempo selecionado. 
  •  
  • Canais de tráfego: Essa métrica é uma visão geral de como os usuários encontraram e leram suas histórias no Google. 
  • Desempenho da História: Trata-se do detalhamento das visualizações de página para uma história específica. 

No entanto, para que você consiga acessar esse modelo é preciso configurar o rastreamento das web Stories dentro do Google Analytics ou outro provedor que faça essa análise. Mas não esqueça:  qualquer tipo de editor que será usado para criar as Stories, é necessário que você forneça seu ID de rastreamento ao UA. Somente depois de fazer isso, é possível visualizar as métricas. 

Como conseguir o Dashboard? 

Isso é simples. Quando você acessar o painel, é só selecionar sua conta de análise no menu para verificar seus dados. Você também pode copiar o modelo de painel e personalizá-lo da forma que bem entender, até ficar do seu gosto. 

Você pode acessar o blog do próprio Google para saber mais informações. Lembrando que esses dados são essenciais para você entender de uma forma mais ampla o desempenho de suas histórias. Em outras palavras, é ver o quão atraente são seus conteúdos. 

E aí, curtiu saber mais sobre a novidade do Google, o Web Stories agora no Data Studio? Para saber tudo o que acontece no universo do marketing digital, acesse o nosso blog. Também entre em contato com a nossa equipe para conhecer as nossas soluções para melhorar o seu negócio. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?