Google Web Stories: Conheça esta nova ferramenta do Google

Homem aparecendo na tela do Smartphone

Sumário

Não é novidade que o Google está sempre buscando inovação no mercado, com o objetivo de apresentar soluções interessantes ao público. Dentre tantas ferramentas que a organização lança frequentemente ou atualiza, agora a pauta é o Google Web Stories. São conteúdos no estilo das histórias curtas e interativas que há alguns anos já fazem sucesso nas redes sociais.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, essa ferramenta do Google existe desde  2018. Só que nessa época levava o nome de AMP Stories, que recentemente passou por um rebranding e passou a ser Web Stories. 

Neste conteúdo vamos falar sobre as características do Google Web Stories e todos os benefícios que proporciona. Continue a leitura. 

O que é Google Web Stories?

Mulher em frente ao notebook , com ícones ao lado significando planejamento

Você que utiliza as redes sociais e entende delas de forma mínima, sabe que os stories são vídeos ou fotos curtas, interativos, que desaparecem depois de algum tempo. O Google Web Stories utiliza exatamente esse formato de conteúdo, que ficou conhecido pelo Snapchat, em 2011 e se popularizou quando o Instagram começou a utilizá-lo em 2016.

No caso do Google Stories, são cards apresentados no estilo stories. O intuito é gerar melhor experiência do usuário em conteúdos na internet, principalmente por meio de dispositivos móveis.

Conforme os dados divulgados pelo próprio Google, a ferramenta teve grande adesão  desde seu lançamento. São aproximadamente 100.000 novos stories publicados por dia e mais de 6.500 sites utilizaram o Web Stories a partir da data de estreia. 

Vale ressaltar que, como citamos no tópico anterior, essa função existe desde 2018 como o nome de AMP Storie. Nesse período a ferramenta tinha parceria com alguns veículos de notícias como a CNN. Era um projeto desenvolvido apenas para mobile, os stories não desapareciam em 24 horas e tratavam apenas os assuntos de momento. 

O AMP foi bem aceito até o ano de 2020, quando sofreu o rebranding e virou Google Stories. Essa versão, apesar de ser mais voltada para mobiles também, é compatível em visualizações em desktop. 

Os locais de exibição do Google Storie

Homem mexendo no celular, em frente ao notebook

O Google Sorie pode ser exibido em três canais dentro do Google. São eles: Google Discover, Google Imagens e na busca convencional. Veja o como funciona cada um desses meios de busca. 

Google Imagens

As pesquisas por imagens vêm ganhando muita força nos últimos anos, por conta de mais recursos e incentivos que são agregados pelo próprio buscador. Nesse mecanismo de busca, você pode localizar os Web Stories  na SERP do Google. Eles são as imagens que apresentam um pequeno ícone branco no canto inferior direito. 

Google Discover

O Google Discover também é conhecido como a pesquisa sem pesquisa. Isso porque, é caracterizado por ser a timeline de conteúdos na home do app do Google acessado em dispositivos móveis. 

Hoje, é considerada  uma das maneiras mais personalizadas de entrega de conteúdo. No Google Discover, os usuários acessam conteúdos de seus interesses sem a necessidade de procurar no buscador. 

É no Google Discover que os Web Stories ganham mais destaque. Fazem parte dos conteúdos entregues de forma específica aos usuários. Os stories podem ser apresentados em formato de carrossel ou card único. 

Busca tradicional no Google

Outra forma de encontrar os Web Stories é no sistema convencional de busca do Google. Há duas maneiras para isso acontecer: visualização em grade no resultado de busca em dispositivo móvel e em resultado único na SERP. 

Vale ressaltar que a exibição em grade é exibida apenas para usuários nos Estados Unidos, até o momento. Já a visualização mais comum, em resultado único, está disponível para usuários em qualquer país que tenha acesso à busca do Google. 

 

Quais as vantagens de utilizar o Google Web Stories?

Você já sabe o que é o Google Stories. Agora é o momento de entender os benefícios que essa ferramenta, tendência para 2022, pode proporcionar ao seu negócio. Você pode produzir muitos conteúdos direcionados ao seu público e ganhar mais destaque no mercado.. Veja algumas vantagens que separamos.

Destaca a identidade da marca 

Através de conteúdos mais humanizados e envolventes, com o Google Stories você consegue mostrar ao seu público ainda mais a identidade  e personalidade de sua marca. Os típicos conteúdos no estilo bastidores ajudam bastante nesse processo. Afinal de contas, essa é a essência dos stories. 

Maior controle de seu conteúdo

Os stories do Google te dão a possibilidade de ter o controle total sobre os conteúdos. Isso desde o tempo em que a publicação fica disponível até a monetização que ela gera. Quando o Web Storie é utilizado como anúncio, você consegue ter acesso a esses dados. 

Mais engajamento e tráfego para o seu site

Uma das grandes vantagens de usar o Google Storie é a possibilidade real de aumentar o engajamento, incluindo mais acesso ao seu site. Como os Stories aparecem em destaque nos resultados de pesquisa do Google, em mais de uma maneira, a visibilidade aumenta. Isso traz a chance de mais acessos e conversão. 

 

Dicas para a criação de Web Stories eficientes 

Não basta produzir conteúdos no Stories do Google, é preciso seguir algumas práticas para alcançar o efeito desejado. O próprio Google faz recomendações pertinentes que vale a pena prestar atenção. 

Um primeiro ponto, é a sugestão do Google de não utilizar texto no formato imagem. Os stories são ajustados na tela do smartphone, por causa disso as beiradas da figura costumam ser cortadas. Portanto, se houver texto, alguma parte poderá ser perdida. Caso tenha texto, o Google indica no máximo 280 caracteres por slide. 

Outra recomendação é a utilização de vídeos para os conteúdos. Eles têm a capacidade de gerar mais engajamento que imagens e textos. Por isso, é o formato mais indicado para os Web Stories. 

Importante ressaltar que o Google também avalia a qualidade do conteúdo nos stories. Portanto, não esqueça de fazer um bom trabalho de SEO para se destacar no buscador. 

Como funciona o Web Storie?

Menina sorridente mexendo no celular

Para criar um Web Storie, pode ser por programação ou utilizando ferramentas que otimizam seu tempo e simplificam todo o processo. Uma delas, inclusive criação do próprio Google, é o Plugin de Web Stories para WorPress. É gratuito, de código aberto, e ajuda bastante na criação de conteúdos visuais e interativos. 

O plugin é gratuito, de código aberto e tem uma interface moderna. A ferramenta está disponível para download no repositório do WordPress para qualquer usuário. A criação dos stories é intuitiva, parecida com o Canva. 

Curtiu conhecer mais sobre o Google Web Stories, essa ferramenta inovadora na entrega de conteúdo ao público-alvo?  Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades que acontecem no universo do marketing digital. Também entre em contato conosco e conheça nossas soluções para melhorar o seu negócio. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?