Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Google testa nova ferramenta Index Now

Guilherme Tubino

11 DE fevereiro DE 2022
tempo de
leitura:
6min

O Google comunicou mais uma novidade: irá testar o novo protocolo Index Now, desenvolvido em outubro do ano passado pela Microsoft Bing. O anúncio foi feito recentemente pelo porta-voz da organização para o Search Engine Journal, site especializado em marketing digital.

Grandes empresas de gerenciamento de conteúdo e SEO como Wix, Cloudflare, Akamai, Botify e Yext  já haviam adotado o Index Now. Por isso, muitos especialistas acreditam que a ampla aceitação da ferramenta foi um fator importante para a tomada de decisão do Google para iniciar os testes deste novo recurso. 

Continue a leitura deste artigo e entenda as funções do Index Now e os benefícios que a nova ferramenta pode oferecer. 

O que é o novo protocolo Index Now? 

Pessoa pesquisando pelo celular

O novo protocolo do Index Now foi estabelecido pela Microsoft Bing e Index no ano passado. Ele permite que os editores notifiquem os mecanismos de pesquisa no momento em que um site sofre atualizações ou uma nova página é adicionada. 

Com os novos protocolos, a intenção é diminuir a necessidade das ferramentas de pesquisa em rastrear sites para saber se eles tiveram algum tipo de atualização. Assim, os recursos do mecanismo de pesquisa do editor são economizados e a largura de banda da mesma forma.

O que diz o Google sobre a testagem da Index Now?

Fachada da matriz do Google

Até então, o Google adota um tom de cautela sobre os testes que serão feitos com os novos protocolos da Index Now.  Entretanto,  a  sustentabilidade e ter um sistema  com alto nível de eficiência sempre foram preocupações e prioridades para o Google. Nesse caso, a ferramenta seria uma boa opção. 

“Temos uma abordagem holística da sustentabilidade no Google, incluindo esforços para desenvolver o índice mais eficiente e preciso da web. Somos neutros em carbono desde 2007 e estamos a caminho de sermos livres de carbono até 2030 em todos nossos data centers e campi. Estamos trabalhando para tornar o rastreamento da web mais eficiente e estaremos testando os benefícios potenciais deste protocolo”,  declarou o porta-voz do Google para o Search Engine Journal.

Uma análise minuciosa será feita durante a experimentação da ferramenta. Até porque, rastrear a web é o núcleo central de um mecanismo de pesquisa e qualquer alteração nos protocolos Google precisa ter vantagens significativas.

A importância da testagem da Index Now pelo Google

O teste da Index Now por parte do Google é de extrema relevância para o mercado, ainda mais se os novos protocolos da ferramenta forem adotados. 

Seria um impulso suficiente para outras grandes plataformas também testarem esses novos protocolos como, por exemplo, o WordPress, que está analisando a possibilidade. Vale ressaltar que representantes do Google ainda não se pronunciaram sobre o tempo de duração do teste. 

Atualizações do Google

A testagem dos novos protocolos da Index Now foi apenas mais uma grande novidade anunciada pelo Google. A empresa vem trazendo atualizações anuais com o objetivo de melhorar seus serviços.

Atualização no Core Web Vitals

O Core Web Vitals é um conjunto de indicadores essenciais para avaliar a experiência do usuário na página. Essas métricas incluem velocidade e estabilidade com que a página responde as interações dos usuários.

Em outras palavras, é o Google indicando qual site irá desempenhar melhor performance para determinada busca. A atualização do Core Web Vitals  avalia de forma mais ampla o desempenho dos sites,  desde quando você clica em um botão. Além disso, leva em consideração o tempo que o usuário fica na página, até que outra esteja completamente carregada. 

Outro ponto da nova métrica é a maior contribuição na  otimização da velocidade de um site a partir da possibilidade de leitura de um conjunto de interação em vez de eventos individuais. 

Core Up Date de novembro 

O Core Update do Google sofre inovações constantes. Elas visam aperfeiçoar os resultados de busca, mostrando conteúdos relevantes e confiáveis.Assim, os usuários podem ter melhor experiência quando navegam pelo buscador. 

As atualizações de novembro de 2021 focaram mais no algoritmo EAT e em normas para melhorar o conteúdo no ranking de busca. Entre essas regras estão:  descrição completa do conteúdo, utilizar corretamente as palavras-chaves e conter assinatura de especialistas nos textos dos blogs. 

O Update de novembro também apresentou mais volatilidade no ranqueamento do que as versões anteriores.Gostou de saber sobre a nova ferramenta Index Now que o Google vai testar e suas funções?  Acompanhe os conteúdos em nosso blog e fique sempre por dentro das novidades no universo do marketing digital. 

E aí, gostou de saber que o Google irá testar a nova ferramenta Index Now? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.

 

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário