Google testa nova ferramenta Index Now

Pessoa vendo o celular na página do Google

Sumário

O Google comunicou mais uma novidade: irá testar o novo protocolo Index Now, desenvolvido em outubro do ano passado pela Microsoft Bing. O anúncio foi feito recentemente pelo porta-voz da organização para o Search Engine Journal, site especializado em marketing digital.

Grandes empresas de gerenciamento de conteúdo e SEO como Wix, Cloudflare, Akamai, Botify e Yext  já haviam adotado o Index Now. Por isso, muitos especialistas acreditam que a ampla aceitação da ferramenta foi um fator importante para a tomada de decisão do Google para iniciar os testes deste novo recurso. 

Continue a leitura deste artigo e entenda as funções do Index Now e os benefícios que a nova ferramenta pode oferecer. 

O que é o novo protocolo Index Now? 

Pessoa pesquisando pelo celular

O novo protocolo do Index Now foi estabelecido pela Microsoft Bing e Index no ano passado. Ele permite que os editores notifiquem os mecanismos de pesquisa no momento em que um site sofre atualizações ou uma nova página é adicionada. 

Com os novos protocolos, a intenção é diminuir a necessidade das ferramentas de pesquisa em rastrear sites para saber se eles tiveram algum tipo de atualização. Assim, os recursos do mecanismo de pesquisa do editor são economizados e a largura de banda da mesma forma.

O que diz o Google sobre a testagem da Index Now?

Fachada da matriz do Google

Até então, o Google adota um tom de cautela sobre os testes que serão feitos com os novos protocolos da Index Now.  Entretanto,  a  sustentabilidade e ter um sistema  com alto nível de eficiência sempre foram preocupações e prioridades para o Google. Nesse caso, a ferramenta seria uma boa opção. 

“Temos uma abordagem holística da sustentabilidade no Google, incluindo esforços para desenvolver o índice mais eficiente e preciso da web. Somos neutros em carbono desde 2007 e estamos a caminho de sermos livres de carbono até 2030 em todos nossos data centers e campi. Estamos trabalhando para tornar o rastreamento da web mais eficiente e estaremos testando os benefícios potenciais deste protocolo”,  declarou o porta-voz do Google para o Search Engine Journal.

Uma análise minuciosa será feita durante a experimentação da ferramenta. Até porque, rastrear a web é o núcleo central de um mecanismo de pesquisa e qualquer alteração nos protocolos Google precisa ter vantagens significativas.

A importância da testagem da Index Now pelo Google

O teste da Index Now por parte do Google é de extrema relevância para o mercado, ainda mais se os novos protocolos da ferramenta forem adotados. 

Seria um impulso suficiente para outras grandes plataformas também testarem esses novos protocolos como, por exemplo, o WordPress, que está analisando a possibilidade. Vale ressaltar que representantes do Google ainda não se pronunciaram sobre o tempo de duração do teste. 

Atualizações do Google

A testagem dos novos protocolos da Index Now foi apenas mais uma grande novidade anunciada pelo Google. A empresa vem trazendo atualizações anuais com o objetivo de melhorar seus serviços.

Atualização no Core Web Vitals

O Core Web Vitals é um conjunto de indicadores essenciais para avaliar a experiência do usuário na página. Essas métricas incluem velocidade e estabilidade com que a página responde as interações dos usuários.

Em outras palavras, é o Google indicando qual site irá desempenhar melhor performance para determinada busca. A atualização do Core Web Vitals  avalia de forma mais ampla o desempenho dos sites,  desde quando você clica em um botão. Além disso, leva em consideração o tempo que o usuário fica na página, até que outra esteja completamente carregada. 

Outro ponto da nova métrica é a maior contribuição na  otimização da velocidade de um site a partir da possibilidade de leitura de um conjunto de interação em vez de eventos individuais. 

Core Up Date de novembro 

O Core Update do Google sofre inovações constantes. Elas visam aperfeiçoar os resultados de busca, mostrando conteúdos relevantes e confiáveis.Assim, os usuários podem ter melhor experiência quando navegam pelo buscador. 

As atualizações de novembro de 2021 focaram mais no algoritmo EAT e em normas para melhorar o conteúdo no ranking de busca. Entre essas regras estão:  descrição completa do conteúdo, utilizar corretamente as palavras-chaves e conter assinatura de especialistas nos textos dos blogs. 

O Update de novembro também apresentou mais volatilidade no ranqueamento do que as versões anteriores.Gostou de saber sobre a nova ferramenta Index Now que o Google vai testar e suas funções?  Acompanhe os conteúdos em nosso blog e fique sempre por dentro das novidades no universo do marketing digital. 

E aí, gostou de saber que o Google irá testar a nova ferramenta Index Now? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?