Google faz atualização para entregar títulos de páginas mais informativos

Atualização nos títulos de páginas do google

Sumário

Atenção SEOs, tem novidades do Google, e dessa vez a atualização envolve os títulos de páginas da Web. Confira!

Recentemente houve a Google Title Tag Update, que traduzindo para o português quer dizer a nova atualização do Google responsável por mudar os seus títulos de páginas. Exatamente, você leu certo. A confirmação dessa mudança aconteceu na última semana de agosto, e portanto, agora, a gigante da tecnologia está usando outras informações além da Title Tag para gerar os títulos de páginas oficialmente.

Analisar os títulos de páginas da Web listada é uma das principais maneiras de determinar quais resultados de pesquisa podem ser relevantes para a consulta. Por isso, pensando em conectar cada vez mais os usuários ao conteúdo produzido pelos criadores, editores, empresas e outros, a pesquisa do Google busca sempre fornecer os melhores títulos para os documentos em seus resultados.

Atenção SEOs: Google atualiza forma como gera títulos de páginas da Web

Como os títulos de páginas são gerados?

Conforme mencionamos anteriormente, há poucos dias o Google implementou um novo sistema de geração de títulos para páginas da Web. E se antes os títulos podiam variar conforme a consulta realizada, agora isso não será mais possível.

Caso você não saiba, antes da atualização o Google já costumava modificar um pouco os títulos de páginas quando o mesmo não era considerado bom. Contudo, o intuito desse formato recém divulgado é utilizar outras informações visíveis na página exibida no resultado de pesquisa e possivelmente usá-las no espaço de títulos de páginas a partir do momento que eles entenderem que essa troca será benéfica para o usuário.

Na prática o Google pode então selecionar os títulos de páginas, Title Tag, e alterar se ele for muito longo, escolhendo a parte que mais interessa, bem como usar a chamada do seu texto mesmo que não esteja na Title Tag ou na H1, que também é um outro lugar que o Google disse que poderá recorrer. Dessa maneira, após a atualização de títulos de páginas da Web o Google escolherá as informações de qualquer área que seja mais relevante para aquele conteúdo. 

Qual a intenção com essa atualização dos títulos de páginas?

Atenção SEOs: Google atualiza forma como gera títulos de páginas da Web

Essa mudança foi motivada após o Google identificar tags muito longas, repetição de palavras-chave, entre outras. Logo, eles optaram por criar um sistema que traga uma  informação mais assertiva.

E se você está preocupado em saber como seus títulos de páginas vão ficar com essas mudanças, a resposta é: CALMA. Se o seu trabalho já estava sendo bem feito, provavelmente seus textos não serão impactados. Isso porque, em teoria, se você criou um bom título que é útil e representa o conteúdo da sua página, consequentemente ele não vai ser alterado. 

Porém, vale salientar que se o Google fizer qualquer alteração nos seus títulos de páginas, a Taxa de cliques (CTR) pode diminuir. 

Assim, é interessante ficar atento a essa taxa, pois se a sua CTR estiver menor, pode ser que os seus títulos de páginas estejam sendo modificados e estejam prejudicando seus resultados. 

Como criar bons títulos de páginas?

De acordo com o Google, os títulos de páginas são primordiais para proporcionar aos usuários uma visão rápida do conteúdo de um resultado e, por isso, são relevantes para a consulta. Vale salientar, inclusive, que ele é diversas vezes a fundamental peça de informação utilizada para decidir em qual resultado clicar. Portanto, investir em títulos de páginas de alta qualidade é de extrema importância em suas páginas da Web. 

internas B blog atencao seos webshare 1

Veja algumas dicas divulgadas pelo próprio Google para o gerenciamento de seus títulos de páginas:

  • Crie títulos de páginas descritivos e concisos;
  • Evite usar descrições vagas como “Home” para a página inicial ou “Profile” para o perfil de uma pessoa específica;
  • Evite títulos desnecessariamente longos ou complexos, que podem aparecer truncados nos resultados da pesquisa;
  • Evite o excesso de palavras-chave. Às vezes, é útil ter alguns termos descritivos no título, mas não há razão para ter as mesmas palavras ou frases aparecendo várias vezes. Exemplo: Um título como “Foobar, foo bar, foobars, foo bars” não ajuda o usuário, e esse excesso de palavras-chave pode fazer com que os seus resultados pareçam spam para o Google e para os usuários;
  • Evite títulos repetidos ou clichês. É importante ter títulos descritivos e distintos para cada página do seu site. Acrescentar títulos para cada página em um site de comércio como “Produtos baratos à venda”, por exemplo, torna impossível para os usuários distinguir uma página da outra. 
  • Títulos longos com apenas uma ou outra informação que varia (títulos padrão) também são ruins.

 

Gostou de ficar por dentro dessa novidade? Se você achou esse conteúdo útil não esqueça de curtir, comentar e compartilhar!

 

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?