Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Novo Update Google para SEOs: Teremos mais transparência sobre os fatores de classificação de busca?

Mayara Maia
Redatora

23 DE agosto DE 2021
tempo de
leitura:
5min

É isso aí! Lá vem mais um Update Google para SEOs. Dessa vez, o Google promete mostrar algumas razões básicas de cada resultado específico de pesquisa.

A atualização no Google Update, lançada em fevereiro de 2021, permitiu a expansão do conhecimento sobre os recursos que impactam diretamente no modo como o Google apresenta os resultados de pesquisa no buscador.  

Se, já no início do ano, ao abrir a tela inicial de pesquisa, o usuário conseguia visualizar um ícone de menu, ao lado dos sites encontrados, que possibilitava o acesso a diversas informações sobre a procedência e a segurança das páginas.

A espera agora é, para além desses recursos, ser possível encontrar maior compreensão diante das classificações dadas pela gigante da tecnologia. Continue lendo e entenda melhor.

Sumário:

Qual é a mais recente novidade do Google?

Mãos acessam um computador buscando as Novidades do Google

Em nosso artigo “Google Update: Buscador mostra se página é segura antes de ser aberta”, apresentamos algumas considerações básicas sobre o Google Update lançado em fevereiro deste ano.

Hoje, vamos falar sobre a mais recente atualização impactante no mundo dos SEOs: maior transparência sobre os fatores dos resultados de pesquisa, destacando o algoritmo do Google e evidenciando como ele vincula termos de pesquisa a sites específicos.

Quais fatores o Google estará mostrando diante dos resultados de busca?

Update Google e seus novos fatores de busca

O Google está se dedicando a oferecer aos usuários mais contextos sobre os resultados que seu mecanismo de busca oferece.

Ele já tinha introduzido painéis para apresentar as fontes das informações que os usuários encontravam durante suas pesquisas e alertas sobre evolução de tópicos e sobre sites não confiáveis.

Nesta última atualização, o Google ainda não informou quais são todos os fatores que serão evidenciados em sua plataforma, mas alguns já são possíveis de serem identificados e listados. Confira:

  • Termos de pesquisa que correspondem à consulta do pesquisador ao conteúdo e/ou HTML na página classificada;
  • Termos de pesquisa relacionados à busca do pesquisador;
  • Outros sites com seus termos de pesquisa vinculadas ou semelhantes ao resultado inicial, ou seja, os links ainda são usados ​​para classificação;
  • Títulos de imagens e vídeos na página relacionadas à consulta;
  • Identificação do idioma de origem do local do pesquisador, mas permitindo acesso por outros idiomas também;
  • Resultados aparentemente relevantes para pesquisas na região em que o pesquisador se encontra;
  • Palavras sublinhadas para obter dicas de pesquisa sobre como restringir melhor os resultados da pesquisa. 

A atualização por enquanto só está disponível nos Estados Unidos para resultados em inglês. Mas a previsão é de que em breve, a expansão chegará para mais países e idiomas. Estamos ansiosos para experimentar a novidade do Google no Brasil!

Por que a novidade é importante para SEOs?

Luta sobre teclado de computador

Os SEOs e profissionais de marketing trabalham acompanhando os serviços do Google e estudando seus métodos de classificação de sites.

Por isso, a cada Update Google, novas estratégias podem surgir para potencializar sites empresariais ao se informarem melhor sobre as palavras-chave de busca, as correspondentes e aproximadas, sobre a existência dos links para o site, a importância das imagens e de seus títulos, os direcionamentos de acordo com os dados geográficos e muito mais.

Além de que, entender o funcionamento de classificação do Google também pode oferecer o conhecimento para tornar seu site mais seguro e confiável.

Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro de todas as novidades do Google.

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário