O que é ROI?

Sumário

Você já deve ter ouvido falar sobre ROI, certo? O termo é uma sigla para a expressão em inglês “Return Over Investment”, ou “Retorno Sobre Investimento” em tradução literal. Por meio desse indicador, é possível saber quanto a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.

Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, entre outros.

Dessa forma, fica claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, a fim de que tenham um desempenho melhor.

O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

Marketing de Conteúdo;

E-mail Marketing;

Mídias Sociais;

Campanhas no Google AdWords;

Blog Corporativo;

SEO, entre outros.

Qual a importância do ROI?

Esse indicador tem uma importância grande para qualquer organização, e deve ser constantemente aplicado e verificado. Com esses indicativos financeiros, a tomada de decisão estratégica é facilitada porque a sua compreensão dos gargalos de investimento e pontos críticos ficam em evidência. Dessa forma, você consegue pensar em alternativas mais eficientes e mapear onde pode reduzir os custos que trazem menos benefícios.

Calcular o retorno sobre investimento da maneira correta garante o acesso a informações importantes que poderão auxiliar na modificação de metas comerciais mais tangíveis.

Como calcular o ROI?

Por se tratar de um indicador econômico, o Retorno Sobre Investimento pode assustar os pequenos empreendedores, mas não se preocupe pois é muito simples calculá-lo. Para obter o ROI, basta você subtrair o investimento total do ganho que você obteve e dividir esse valor novamente pelo investimento. Ou seja, você pode medi-lo da seguinte maneira:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 2 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 500 reais, temos:

ROI = (2.000 – 500) / 500

ROI = 3

Isso significa que o retorno financeiro foi de 3 vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 300%.

Atenção: é importante que todos os gastos do processo sejam incluídos. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Percebeu a importância de compreender o conceito deste indicador, bem como saber calculá-lo para avaliar o desempenho dos investimentos da sua empresa?

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?