Taxa de rejeição: o que é e qual a melhor taxa?

Dois homens vestindo roupas sociais, analisando gráficos decrescentes em duas telas.

Sumário

Há muitas métricas importantes sobre o seu site. E uma delas, sem dúvidas, é a taxa de rejeição. Mas você sabe o que isso significa? Qual a taxa ideal? Qual o impacto disso no meu site? Com certeza, em algum momento, você já se fez estas perguntas. É por isso que nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

A taxa de rejeição também é chamada de bounce rate e costuma ser a preocupação número um de quem possui um site. Por isso, é essencial dominar o tema, saber o que ela representa e entender a diferença dessa métrica para a taxa de saída.

Pronto? Então vamos lá:

O que é a taxa de rejeição?

Este dado é definido pelo próprio Google Analytics. Esta é uma ferramenta gratuita do Google que analisa e gera dados sobre o seu site. Porém, antes de entender a taxa de rejeição, você precisa dominar outro conceito essencial dentro do Analytics, o de sessão.

Uma sessão, dentro do recurso, significa um conjunto de ações que os usuários executam dentro do seu website. Fácil, né? Então, com base nisso, podemos definir taxa de rejeição ou bounce rate.

O conceito diz que esta taxa é a “porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics”.

Ou seja, este dado resulta da ação do usuário de abrir apenas uma página do seu site e, logo em seguida sair, sem interagir com mais nada. Já o seu cálculo toma como base a divisão das sessões de página única por todas as sessões.

E qual a diferença para taxa de saída?

Bem, estes são conceitos bem próximos, porém que não devem ser confundidos. Então, vamos ver as diferenças entre as duas taxas. Acompanhe. 

Taxa de rejeição 

Como nós falamos, taxa de rejeição é representada por aqueles usuários que entraram e saíram em uma mesma página, sem interagir, certo? Sendo assim, uma taxa de rejeição alta significa que a página de entrada não está atendendo às expectativas dos visitantes ou que o conteúdo não está alcançando as necessidades da audiência e precisa ser revisto.

Taxa de saída

Por outro lado, a taxa de saída diz respeito a página onde o seu visitante deixou o site. Ao contrário da taxa de rejeição, a de saída pode ser alta em páginas onde é esperado que o usuário termine sua visita, como uma página de confirmação de compra ou de contato.

Percebeu a diferença? O primeiro caso, a taxa de rejeição, é quando a pessoa sai na mesma página em que entrou, sem interagir. Já o segundo, taxa de saída, é somente sobre a página que a pessoa saiu.

A taxa de rejeição é importante por quê?

A taxa de rejeição é uma das métricas essenciais para entender como os visitantes interagem com seu site. Isso porque, fornece insights valiosos sobre a eficácia do conteúdo, design e usabilidade, impactando diretamente no planejamento de marketing digital e na otimização para motores de busca

Entretanto, é bom ressaltar: a leitura dessa taxa é relativa ao seu negócio e estratégia. Ou seja, nem sempre uma taxa alta indica um problema. Por exemplo, seu foco é o conteúdo. Esta proposta de site geralmente apresenta taxas altas, porque o usuário lê as informações e sai.

Já em sites de serviços essa taxa tende a ser menor, por provocar mais ações do visitante e espaços a serem explorados. Por isso, antes de analisar apenas o dado, você precisa relativizar com a sua proposta, seu público e sua estratégia.

Apesar disto, existem algumas referências, de acordo com o setor, que você pode se basear para ter uma ideia de como está a sua taxa de rejeição e comparar com outros do mesmo nicho. As médias foram calculadas pela QuickSprout.

  • Sites de varejo – 20 a 40%
    Landing pages simples – 70 a 90%
    Portais (como G1) – 10 a 30%
    Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
    Sites B2B – 30 a 50%
    Sites de conteúdo – 40 a 60%
    Blogs – 70 a 98%

Quais os fatores que afetam a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição de um site pode ser influenciada por muitos fatores, fazendo com que fique mais baixa ou mais elevada. Entender esses motivos é fundamental para otimizar a experiência do usuário e manter a sua audiência engajada. Separamos alguns dos principais elementos que afetam a taxa de rejeição. 

Qualidade do conteúdo

O conteúdo deve ser rico, informativo e relevante para o público-alvo. Conteúdo de baixa qualidade ou que não corresponde às necessidades dos visitantes pode aumentar a taxa de rejeição.

Usabilidade do site

Facilidade de navegação, clareza da estrutura do site e acessibilidade são cruciais. Um site complexo, difícil de usar pode frustrar os usuários e incentivá-los a sair rapidamente.

Velocidade de carregamento

 Páginas que demoram muito para carregar podem levar os visitantes a abandonar o site antes mesmo de visualizar o conteúdo. Ou seja, a velocidade é essencial para uma boa performance, mantendo os usuários interessados.

Design do site

Um site com design atraente e profissional pode chamar atenção dos usuários e incentivá-los a explorar mais páginas. Por outro lado, um design pobre pode ser um fator importante de rejeição, afetando a experiência do usuário.

Publicidade e Pop-Ups

 Anúncios invasivos ou pop-ups frequentes podem ser irritantes e levar os usuários a sair do site. É importante equilibrar a monetização com a experiência do usuário.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Com o aumento do uso de smartphones para acessar a internet,  atualmente se um site for responsivo, ou seja, otimizado para dispositivos móveis, pode ter uma taxa de rejeição alta.

Esses são apenas alguns pontos que afetam a taxa de rejeição. Melhorar esses elementos pode reduzir notoriamente a taxa de rejeição do seu site. Isso faz com que aumente o engajamento do seu público, potencializando os resultados do site.

Benefícios de se ter uma taxa de rejeição dentro expectativa para o seu negócio

Imagem mostra uma equipe reunida, analisando dados em algumas folhas em cima da mesa e um note book aberto. A equipe é formada por duas e dois homens e todos estão sorrindo.

Conseguir manter a taxa de rejeição dentro das expectativas e necessidades do seu tipo de negócio, traz muitas vantagens significativas para a saúde do seu site e para as estratégias de marketing digital no geral. Esses são alguns dos principais benefícios.

  • Melhor posicionamento nos motores de busca: o Google considera a taxa de rejeição como um dos fatores para o ranqueamento de sites. Uma taxa de rejeição baixa pode ajudar a melhorar a posição do seu site nos resultados de busca.
  • Aumento do engajamento: uma baixa taxa de rejeição indica que os usuários estão mais engajados com o conteúdo, o que pode levar a um maior número de páginas visitadas por sessão do site.
  • Feedback positivo: manter a taxa de rejeição baixa é um indicativo de que o site está alinhado com as expectativas dos usuários, oferecendo um feedback positivo sobre a eficácia das suas estratégias de conteúdo e usabilidade.
  • Eficiência de custo: Investir em melhorias para reduzir a taxa de rejeição pode ser mais custo-efetivo a longo prazo, pois retém visitantes e potencializa conversões, diminuindo a necessidade de gastar mais com aquisição de tráfego.

Sendo assim, é fundamental você manter a taxa de rejeição do seu negócio dentro de suas expectativas para prosperar no ambiente online. Dessa forma, você estará influenciando diretamente a satisfação dos usuários e a eficácia de suas estratégias e o desempenho geral do site.

Mas será que só isso ajuda?

Estes são pontos essenciais, que colaboram muito para que a experiência do usuário seja mais positiva e interaja da maneira desejada com o seu conteúdo. No entanto, se mesmo assim você não conseguir melhorar seus resultados, outras medidas podem ser tomadas.

O ideal é você saber analisar a sua estratégia, entendendo se ela está alinhada com os seus objetivos e direcionada ao seu público alvo. Para isso, conte com ajuda profissional e qualificada, que saiba direcionar o seu site para o sucesso. Aqui na WebShare nós trabalhamos desta forma, aprimorando e estudando constantemente as estratégias ideias para o mercado.

Somos a primeira e única agência SEO First do Brasil e através da nossa abordagem holística, além de toda dedicação e expertise de nossa equipe, podemos desenvolver as melhores soluções personalizadas para que o seu site alcance as melhores posições no Google e nos principais motores de busca. 
Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco agora mesmo e agende um diagnóstico completo do seu site. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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