Por que contratar um profissional de SEO?

Imagem mostra mãos femininas no teclado de um notebook, segurando um papel escrito SEO com as cores do Google.

Sumário

Diante do dinâmico e disputado mercado digital, o profissional de SEO (Search Engine Optimization) se tornou uma peça fundamental para qualquer negócio online atingir o sucesso. Afinal, estar competitivo em meio a um oceano de concorrência é um grande desafio. E você só conseguirá isso se o seu site estiver otimizado da maneira correta para desempenhar bem nos motores de busca, melhorando o posicionamento nas páginas de pesquisa.

Ou seja, a otimização de sites não é apenas uma ação de marketing digital. Trata-se de uma necessidade para quem deseja desenvolver sua marca, captando a atenção dos usuários, em um mundo cada vez mais conectado e competitivo. Sendo assim, a contratação de um profissional especializado em SEO passou a ser uma estratégia para organizações que buscam manter o potencial competitivo e prosperar no online. 

Pensando na evidente importância desses profissionais,é que desenvolvemos esse artigo. Nele, iremos explorar o papel crucial exercido pelos especialistas em SEO na construção e visibilidade de uma marca, além de apresentar motivos pelos quais vale a pena o investimento nesses profissionais.  

Então, venha com a WebShare, primeira e única agência SEO First do Brasil, para entender melhor a importância de integrar as práticas de SEO às suas estratégias digitais, Além disso, como um profissional de SEO pode ser uma peça chave para que sua empresa atinja os objetivos. Vamos nessa!

O que faz um profissional de SEO?

O SEO é um conjunto de práticas de otimização para melhorar o posicionamento dos sites nos motores de busca, aumentando a visibilidade e o tráfego da página. Partindo desse princípio, o profissional de SEO trabalha nessas frentes, assumindo um papel vital no melhor desempenho do negócio no mundo digital. Esse (a) especialista tem a capacidade de revisar e implementar mudanças para otimizar os sites, fazendo com que fiquem mais atraentes aos buscadores, como o Google. 

Para isso acontecer, o trabalho de um profissional de SEO engloba diversas ações para que o site seja mais amigável, deixando a navegação mais fluida aos usuários. Além disso, um profissional de SEO precisa permanecer constantemente atualizado com as mudanças nos algoritmos dos motores de busca e nas tendências do mercado digital. 

Outro ponto importante desempenhado pelos especialistas em SEO, é  realizar a análise de concorrência. Assim, compreendem as estratégias utilizadas por concorrentes, e aplicam técnicas de SEO on-page e off-page, como a construção de backlinks de qualidade e o desenvolvimento de estratégias de conteúdo. Portanto, os profissionais de SEO não buscam apenas o aumento de visualização de sua página, mas também o aumento da taxa de conversão, fazendo a conexão do seu negócio para o público-alvo. 

Leia nosso artigo para entender o que é SEO em si!

Os benefícios de contratar um profissional em SEO

Imagem mostra uma equipe reunida em uma mesa grande de madeira, com muitos gráficos em papéis e um notebook aberto.

O otimização para motores de busca é fundamental para qualquer negócio que deseja se desenvolver no ambiente digital. Acontece que não é algo tão simples de ser feito da melhor maneira. Por isso, para maximizar os efeitos do SEO, é imprescindível contar com um especialista. Só esses profissionais possuem o conhecimento necessário para elevar o rendimento online das organizações. 

Diante desse contexto, vamos apresentar abaixo alguns dos principais benefícios que a contratação de um profissional de SEO pode trazer. Acompanhe!

Melhoria na visibilidade online

Um profissional de SEO utiliza técnicas avançadas para aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca. Isso significa que sua página irá alcançar colocações melhores, na primeira página na SERP, atraindo mais atenção e visitantes.

Aumento do tráfego orgânico

A partir das técnicas utilizadas por esses profissionais para que o seu site seja mais facilmente encontrado nos principais motores de busca, o aumento do tráfego orgânico irá acontecer. Isso se traduz naqueles visitantes que realmente estão interessados no seu conteúdo, produto ou serviço que você oferece. E assim, a chance de aumentar a taxa de conversão em vendas ou leads se torna grande. 

Análise competitiva

Os especialistas, ao aplicarem estratégias de SEO, fazem uma análise com detalhes dos seus concorrentes, identificando pontos fortes e fracos. Isso possibilita desenvolver estratégias eficazes para ultrapassar a concorrência. 

Adaptação às mudanças de algoritmos

Um profissional de SEO sempre se mantém informado sobre as mudanças dos algoritmos dos motores de busca que ,constantemente, se atualizam. Dessa forma, é possível adaptar as estratégias de otimização do seu site para continuar garantindo uma boa performance dentro do ranking dos buscadores. 

SEO técnico

Nesse ponto, os profissionais de SEO lidam com aspectos técnicos do seu site, como a velocidade de carregamento, a responsividade para dispositivos móveis e a estrutura de URL. Esses fatores são cruciais para um bom desempenho nos motores de busca.

Monitoramento e análise de resultados

Um profissional de SEO também faz o trabalho de acompanhamento e desempenho do seu site. Para isso, ferramentas e métricas para analisar o tráfego, o comportamento do usuário e a conversão são utilizadas. Essa ação permite que ajustes sejam feitos de maneira contínua para otimizar os resultados

Esses são alguns dos motivos pelos quais você não pode abrir mão de contar com um profissional de SEO para fazer o seu negócio prosperar no online. Significa investir em mais visibilidade, no sucesso de sua marca a longo prazo, garantindo que seu site se mantenha em uma posição alta nas páginas de pesquisa. 

Os profissionais de SEO e suas funções

Se você chegou até aqui, já sabe que o profissional de SEO, através de seu conhecimento avançado, exerce um papel crucial para o seu site obter sucesso. Mas o campo do SEO é extenso, abrigando muitos profissionais, desenvolvendo trabalhos específicos para otimizar da melhor maneira o seu site. Veja agora alguns dos principais tipos de especialistas na área e suas respectivas funções. 

  1. Especialista em SEO: responsável por analisar, revisar e implementar mudanças nos sites para otimizá-los nos motores de busca. Isso envolve pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização on-page.
  2. Analista de conteúdo SEO: esse profissional foca na criação e otimização de conteúdo para melhorar o ranking do site. Trabalha com palavras-chave, estrutura de conteúdo e qualidade do material publicado.
  3. Especialista em link building: é um especialista que se concentra na aquisição de backlinks de qualidade de outros sites. Trabalha na criação de parcerias e estratégias de link building para aumentar a autoridade do site.
  4. Técnico SEO: é um especialista em fatores considerados técnicos do SEO, como a velocidade de carregamento do site, a arquitetura da informação e a otimização para dispositivos móveis.
  5. Consultor SEO: oferece orientação estratégica e conselhos para empresas sobre como melhorar seu desempenho nos motores de busca. Esse profissional, geralmente, trabalha em questões de alto nível, como estratégia de conteúdo e planejamento SEO a longo prazo.
  6. Gerente de SEO: responsável por supervisionar todas as atividades de SEO e coordenar as equipes envolvidas. Desenvolve estratégias de SEO integradas e assegura que todas as práticas estejam alinhadas com os objetivos empresariais.
  7. Especialista em SEO Local: tem o foco voltado para a otimização de um site para pesquisas locais, incluindo a gestão de listagens em diretórios locais e o Google Meu Negócio.

Cada um desses profissionais, a partir de suas respectivas funções, contribuem para desenvolver uma estratégia de SEO eficiente, buscando proporcionar a melhoria da visibilidade do seu site nos buscadores. 

Conte com toda a expertise da WebShare

As estratégias de SEO são, sem qualquer dúvida, cruciais para que o seu negócio consiga ter um bom desempenho no mundo digital. Sem um trabalho competente de otimização, o seu site não ficará bem posicionado nos rankings dos motores de busca e, assim, não conseguirá obter resultados positivos. Ou seja, ficará, praticamente, no esquecimento. E isso você não quer, aposto! 

Portanto, não perca mais tempo e contrate profissionais qualificados em SEO. Conte com a WebShare, primeira agência SEO First do Brasil, para te ajudar nessa jornada. Nossa equipe altamente qualificada e dedicada, aplica as estratégias de SEO comprovadas e personalizadas para alavancar o seu negócio e torná-lo mais visível no universo digital. 

 Entre em contato conosco agora mesmo, agende uma reunião e saiba como podemos ajudar você a guiar o seu negócio rumo ao sucesso no ambiente online. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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