SEO e copywriting: descubra como juntos aumentam resultados

Imagem mostra um homem digitando em um notebook, com um caderno ao lado e uma caneta em uma das mãos

Sumário

O marketing digital é peça indispensável para empresas alcançarem resultados mais positivos. Entretanto, para a sua utilização eficiente, é necessário ter estratégias concretas. E uma das ferramentas mais importantes nesse processo é a escrita. É preciso moldar os conteúdos de texto para o seu público. É nesse contexto que entra a importância das técnicas de SEO e copywriting. 

Essas duas ferramentas são pilares fundamentais para desenvolver um trabalho eficiente no mundo digital. Separados, desempenham um papel crucial na atração e engajamento de audiências. No entanto, quando combinados, têm o poder de amplificar resultados, aumentando de forma significativa a visibilidade online e a conversão de usuários a clientes. 

Ficou interessado em saber mais sobre a união dessas duas técnicas no aumento de resultados? Então continue lendo esse artigo e aprenda com a WebShare, agência pioneira na abordagem inovadora e revolucionária do SEO First. Vamos lá 

O que é SEO copywriting

O SEO copywriting é uma técnica que envolve a criação de conteúdos otimizados para os motores de busca, com o objetivo de melhorar a visibilidade de um site e , com isso, engajar mais e converter os leads. Esse método combina técnicas de SEO, como o uso estratégico de palavras-chave, meta tags, e estrutura de links internos, com as habilidades do copywriting, que envolvem escrever textos persuasivos para atrair o público-alvo. 

É importante ressaltar que o SEO copywriting não visa apenas a atração da audiência pelo tráfego orgânico, com o site bem classificado nas páginas de busca, mas também garantir que os conteúdos sejam relevantes, informativos, originais e que, com isso, agreguem valor. Isso faz com que os visitantes permaneçam mais tempo no site interagindo com o conteúdo, e aumentando a possibilidade de realizarem outras ações como compras ou inscrições. 

Quais as vantagens de investir na técnica de SEO copywriting?

O investimento em SEO copywriting traz muitas vantagens para marcas que desejam transformar a sua presença nos principais motores de busca e conseguir resultados mais significativos. Entre os principais benefícios podemos destacar:

Aumento da visibilidade nos buscadores

Otimizar o conteúdo para SEO ajuda a melhorar o ranking em páginas de resultados de motores de busca (SERPs). Isso envolve o aumento da visibilidade da marca e atraindo mais tráfego orgânico para o site,o que é fundamental para alcançar uma audiência mais ampla sem depender exclusivamente de publicidade paga.

Engajamento da audiência 

Desenvolver textos bem escritos, informativos, diferenciados e com escrita persuasiva capturam a atenção do leitor, aumentando o tempo de permanência no site e reduzindo as taxas de rejeição, um indicador positivo para os motores de busca.

Conversões mais altas

Um conteúdo bem elaborado guia o leitor por uma jornada, desde o interesse inicial até a ação desejada, seja uma compra, inscrição ou solicitação de contato. Isso é conseguido através da inclusão estratégica de chamadas para ação (CTAs) persuasivas. Isso resulta em taxas de conversão significativamente mais altas em comparação com conteúdos não otimizados.

Construção de autoridade

Para estabelecer sua marca como autoridade para o seu nicho, é necessário sempre criar e desenvolver conteúdos relevantes, atualizados e de alta. Dessa forma, não só melhora a percepção da marca junto ao seu público-alvo, mas também é favorável ao entendimento dos motores de busca, que priorizam sites considerados autoridades em seus respectivos campos para ranquear mais alto. 

Melhoria na experiência do usuário

Outra grande vantagem em investir no trabalho de SEO copywriting é a melhoria da experiência do usuário, pois as técnicas também valorizam a qualidade do conteúdo que está sendo apresentado. Isso engloba a estruturação do texto de forma a facilitar a leitura, o uso de subtítulos para quebrar o conteúdo e a otimização para dispositivos móveis, contribuindo para uma experiência do usuário positiva e envolvente.

Custo-efetividade

Em comparação com metodologias mais tradicionais de marketing ou publicidade paga, o SEO Copywriting é uma abordagem mais econômica para atrair tráfego qualificado. Ao investir em conteúdo otimizado para SEO, você está construindo uma fundação sólida que continua a atrair visitantes a longo prazo, oferecendo um retorno sobre o investimento sustentável. 

Adaptabilidade à mudança nos algoritmos 

Os motores de busca estão sempre mudando e atualizando os seus algoritmos, buscando melhorar os resultados das pesquisas. Sendo assim, os conteúdos que são bem escritos, informativos e otimizados com técnicas de SEO modernas Assim, possuem maior probabilidade de se manterem bem posicionados mesmo diante de mudanças nos algoritmos, garantindo uma visibilidade online consistente.

Essas são apenas algumas vantagens que ressaltam a importância do SEO copywriting como parte essencial das estratégias de marketing digital, abrangendo qualquer negócio que visa melhorar a presença online. 

Dicas de como escrever utilizando SEO copywriting

Imagem de cima para baixo, mostrando uma mulher branca digitando em um notebook, com uma agenda aberta em sua frente e alguns postites ao lado do computador.

Podemos dizer que o SEO copywriting é uma arte. Para dominá-la, garantindo que o conteúdo alcance, engaje o público-alvo e melhore a performance do seu site nos motores de busca, é preciso considerar algumas práticas, como:

Análise e escolha palavras-chave relevantes

Antes de começar a escrever, é crucial identificar as palavras-chaves que fazem sentido para o seu conteúdo. Essa análise irá direcionar seu conteúdo para as melhores consultas de buscas e, assim, aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Desenvolva conteúdo para a sua audiência

É seu dever conhecer o público que consome os seus conteúdos. Isso porque, um trabalho eficaz de SEO copywriting fala diretamente para as necessidades e interesses do seu público-alvo, desenvolvendo uma conexão genuína com essas pessoas.

Crie títulos atraentes e meta descrição

Sempre procure criar títulos e meta descrições que chamem a atenção, incluindo suas palavras-chave principais. Esses elementos são cruciais para persuadir os usuários a clicar no seu conteúdo a partir dos resultados de pesquisa.

Use estrutura de conteúdo amigável

Deixe o seu conteúdo estruturado da forma mais clara e organizada possível. Para isso, divida em seções usando cabeçalhos (H1, H2, H3) e listas, quando apropriado. Desse jeito, não só melhora a legibilidade para seus leitores, mas também ajuda os motores de busca a entender melhor a estrutura do seu conteúdo.

Use imagens otimizadas

A utilização de imagens é importante. Elas não apenas deixam o seu conteúdo mais atraente, mas podem ser otimizadas com texto alternativo (alt text) que inclui suas palavras-chave, ajudando na busca por imagens.

Inclua links internos e externos

Linkar para outras páginas do seu site ajuda a manter os leitores engajados e distribui o valor de SEO por todo o site. Já os links externos para sites confiáveis aumentam a credibilidade do seu conteúdo.

Crie conteúdos de alta qualidade

Claro que além de tudo o que já listamos, é fundamental você produzir conteúdos ricos, que agreguem, sejam informativos e úteis para o seu público. Os conteúdos de alta qualidade são mais propensos a ser compartilhados e linkados, o que pode melhorar ainda mais o seu SEO.

Seguindo essas dicas e não esquecendo de monitorar o desempenho de suas estratégias de SEO copywriting, seu conteúdo estará no caminho para ampliar o alcance e engajar de maneira mais efetiva o seu público-alvo. 

Conte com a WebShare para chegar ao topo do Google

Desenvolver estratégias de SEO copywriting que realmente sejam eficazes não é uma tarefa fácil. É por isso que você deve contar com a experiência de quem entende do assunto, assim como a WebShare.Somos a primeira e única agência SEO First do Brasil e garantimos um serviço de extrema qualidade, através de uma abordagem de 360, em que nossa equipe de especialistas analisa o seu site por completo e considerar muitos fatores essenciais para o crescimento online. 

Ao longo da nossa trajetória intensa no mercado de 15 anos, comprovamos nossa credibilidade com números robustos. São mais de 170 clientes satisfeitos e uma marca sensacional de mais de 70 mil palavras classificadas no top dez do Google. 
Quer atingir as primeiras colocações no Google e em outros grandes buscadores? Então não perca mais tempo. Fale com um de nossos especialistas e descubra como podemos transformar a sua presença digital.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?