SEO x SEM: qual é a diferença? 

Imagem mostra duas mulheres analisando, em um ambienet empresarial, analisando dados na tela de um notebook e papéis om outros dados em cima da mesa

Sumário

SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) são dois canais de marketing poderosos que as empresas podem utilizar para  melhorar a visibilidade no ambiente digital. Mas é importante entender que essas estratégias são complementares e possuem diferenças importantes, apesar de também existirem  similaridades entre elas. 

No entanto, essas diferenças não são difíceis de entender. É por isso que desenvolvemos esse conteúdo no estilo de guia, para você compreender perfeitamente quais os conceitos e semelhanças entre SEO e SEM. Está preparado para explorar essas estratégias que ajudam os negócios a crescerem e ganharem mais relevância e autoridade? Então venha com a Webshare, a primeira agência SEO first do Brasil, nesta jornada. 

O que é SEO?

Para começarmos essa análise, primeiro vamos explicar de maneira breve qual o conceito de cada estratégia, começando pelo SEO. 

Considerado um dos pilares mais importantes do marketing digital, o SEO – otimização para motores de busca, consiste na utilização de um conjunto de técnicas totalmente focadas para potencializar a visibilidade e posicionamento de uma página ou site no ranqueamento dos principais buscadores. 

O principal objetivo dessa estratégia é conseguir, cada vez mais, tráfego orgânico qualificado para converter visitantes a potenciais clientes. Isso significa que o site deve crescer naturalmente, se adaptando às buscas dos usuários, fazendo com que os motores de busca entendam isso e coloquem o site nas primeiras posições do ranking.

 Para isso, o ideal é implementar diferentes tipos de SEO. São eles:

  • SEO on-page: otimizações internas feitas no próprio site, como palavras-chaves e metatags.
  • SEO off-page: estratégias que abrangem atividades realizadas fora do seu site, como por exemplo link building
  • SEO técnico: estratégias focadas para otimizar aspectos mais técnicos do site, como velocidade de carregamento e segurança.
  • SEO local: método focado em aumentar a visibilidade do negócio em um determinado espaço geográfico.

De modo geral, o SEO engloba estratégias para ajustar o site tecnicamente e apresentar informações úteis aos usuários. 

 Acesse o nosso artigo para saber mais sobre SEO.

O que é SEM?

Já o SEM é o marketing para motores de busca, que tem como principal função aumentar a visibilidade de um site e atrair tráfego qualificado, incluindo uma série de ações para isso. Ou seja, engloba praticamente todos os planos de uma empresa para ganhar destaque nos mecanismos de busca. 

Uma das principais táticas do SEM são anúncios publicitários, ou seja, mídia paga, envolvendo investimento direto. Ao veicular anúncios, sua marca ganha notoriedade entre os usuários, podendo influenciar no aumento de fidelização.. 

Portanto, o SEM também é uma ótima alternativa poderosa para aumentar a visibilidade, atrair tráfego qualificado e potencializar as conversões. Dessa forma, a estratégia contribui para o desenvolvimento do seu negócio online. 

Acesse o nosso artigo e saiba mais sobre o SEM

A diferença entre SEO e SEM

Imagem mostra pessoa moxendo no notebook e na tela está a página de busca do Google.

Apesar de serem estratégias de marketing digital fundamentais para melhor visibilidade online do site nos motores de busca, possuem diferenças importantes em suas abordagens. Vamos analisar. 

Características do SEO

O SEO é uma técnica que tem como objetivo otimizar a estrutura do site  para melhorar o seu posicionamento no ranking do Google e de outros buscadores de maneira orgânica. Isso inclui aprimorar aspectos técnicos, conteúdo relevante e a experiência do usuário, visando melhorar a qualidade e a quantidade do tráfego orgânico.

Para isso, é preciso realizar algumas práticas, como: 

  • Pesquisa sobre palavras-chaves relevantes para o seu público-alvo;
  • Desenvolver conteúdos de qualidade, que sejam conectados com sua audiência;
  • Adquirir links de alta qualidade de outros sites para melhorar a autoridade

Características do SEM

Por outro lado, o SEM é mais abrangente. Envolve uma gama mais ampla de atividades de marketing digital, incluindo SEO e marketing pago, como anúncios pay-per-click (PPC). Ou seja, enquanto o SEO foca em resultados orgânicos, o SEM utiliza publicidade paga para aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca. Isso significa comprar espaço publicitário, em que esses anúncios aparecem acima ou ao lado dos resultados de pesquisa orgânica.

Portanto, o SEM é uma estratégia com características que incluem:

  • Criar campanhas de anúncios em plataformas como Google Ads e Bing Ads, onde se paga por cada clique recebido no anúncio;
  • Exibir anúncios personalizados para usuários que já visitaram o site, para incentivá-los a retornar e completar uma ação;
  • Identificar palavras-chave relevantes para campanhas de anúncios, que podem ser diferentes das usadas no SEO.

Portanto, enquanto o SEM busca maximizar a visibilidade através de táticas pagas, principalmente, o SEO se concentra especificamente em otimizar para o tráfego orgânico. A essência das estratégias é o que faz a diferença entre essas duas ferramentas de marketing digital essenciais para proporcionar mais visibilidade às páginas. 

SEO ou SEM, qual devo utilizar?

As duas estratégias são poderosas para que o seu site tenha mais notoriedade e alcance posições maiores no ranking dos motores de busca. No entanto, a escolha entre as duas depende muito dos seus objetivos específicos, orçamento e cronograma. 

O SEO é ideal para quem busca resultados duradouros e orgânicos. Trata-se de um investimento a longo prazo que se concentra em construir autoridade e confiança no site, melhorando a classificação nos resultados de busca sem custos diretos por clique.  Podemos dizer que é uma opção melhor para quem busca sustentabilidade e crescimento orgânico contínuo.

Já o SEM proporciona resultados mais rápidos e é particularmente útil para campanhas específicas, lançamento de produtos, ou quando se deseja visibilidade imediata. Com o SEM, é possível ter um controle mais direto sobre o público-alvo e o posicionamento nos resultados de busca, mas envolve custos por clique nos anúncios.

Sendo assim, escolher entre uma estratégia ou outra requer bastante análise e entender oatual momento de sua marca ou empresa. Outra alternativa pode ser a combinação entre SEO e SEM. Muitas vezes, essa é a estratégia mais eficaz, aproveitando as vantagens proporcionadas por cada uma das ferramentas.

A Webshare desenvolve as melhores estratégias para o seu negócio alcançar o topo dos motores de busca

Para obter mais presença online e  alcançar as melhores posições no ranking do Google e de outros buscadores, é essencial ter um planejamento muito bem desenvolvido. A Webshare, primeira agência SEO first do Brasil, pode  ajudar você nessa jornada. 

Através da dedicação e toda expertise da nossa equipe altamente qualificada, desenvolvemos estratégias personalizadas e eficientes para colocar o seu negócio em evidência no cenário digital, deixando a concorrência para trás. Portanto, junte-se a nós e deixe de lado os gurus e as estratégias baseadas em achismos. Entre em contato conosco, agende uma reunião e conheça  mais sobre os nossos serviços

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.