SEO no Linkedin: tenha mais visibilidade nos seus artigos

Imagem mostra, de cima, a tela de um celular com a página de entrada do aplicativo do Linkedin, nas mãos de um homem sentado..

Sumário

Você já pensou em utilizar as práticas de SEO (Search Engine Optimization) no Linkedin para que seus artigos sejam encontrados mais facilmente? Saiba que neste ano a plataforma aderiu novos recursos para otimização, permitindo mais alcance de suas publicações. Dessa forma, seus conteúdos podem atingir um público além de suas conexões, que esteja buscando informações sobre o tema que você aborda. 

Mas como usar o SEO no Linkedin corretamente para maximizar a visibilidade de suas publicações? Quais são as melhores práticas como implementá-las? Todas essas questões e muitas outras serão respondidas neste conteúdo que preparamos. 

Portanto, prepare-se para mergulhar nessa viagem e aprender como obter sucesso em uma das redes sociais mais acessadas no mundo. Vamos lá?

O que é SEO no Linkedin?

Da mesma forma que as técnicas de otimização são usadas para que os usuários encontrem mais fácil os conteúdos dos sites, fazendo com que fiquem melhor posicionados nos rankings dos motores de busca, o SEO no Linkedin tem o objetivo de proporcionar essa visibilidade aos seus artigos e postagens na rede social.  

Entretanto, há algumas particularidades. Enquanto o Google, por exemplo, usa diversos fatores para determinar a relevância de um site, o Linkedin considera aspectos como a relevância do conteúdo para o público-alvo, a utilização de palavras-chave relevantes e a qualidade do conteúdo.

Qual a importância do SEO no Linkedin?

interna A blog seo linkedin webshare

Além do Linkedin ser uma das redes sociais mais acessadas no mundo, com mais de 800 milhões de usuários atualmente, investir em SEO na plataforma é fundamental para o seu negócio evoluir por outras tantas razões. Veja agora algumas das principais. 

  • Visibilidade aumentada: com as técnicas de SEO aplicadas corretamente, você pode aumentar a visibilidade dos seus artigos, postagens e perfil no Linkedin. Isso significa que mais pessoas terão a chance de ver e interagir com seu conteúdo.
  • Maior engajamento: um SEO eficaz faz com que o conteúdo fique mais relevante e atraente, que por sua vez, gera mais engajamento. Mais curtidas, compartilhamentos e comentários podem levar seu conteúdo ainda mais longe.
  • Construção de autoridade: ao melhorar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo, você tem a oportunidade de se estabelecer como uma autoridade em seu campo. Isso pode abrir portas para novas oportunidades de carreira e networking.
  • Conexões de qualidade: o SEO ajuda na atração de pessoas certas para o seu perfil e conteúdo. Ou seja, aquelas que estão verdadeiramente interessadas em sua área de expertise e que podem se tornar conexões valiosas.
  • Oportunidades de negócio: se você é um freelancer, consultor ou dono de uma empresa, o SEO no Linkedin pode ajudar a atrair potenciais clientes ou parceiros de negócio interessantes. 

De maneira geral, o algoritmo dessa rede social dá prioridade para conteúdos que sejam realmente interessantes para os seus usuários e que estimulem a interação. Sendo assim, ao aplicar as técnicas de SEO no Linkedin, você está fazendo com que o seu conteúdo fique mais visível para o algoritmo da plataforma, seu público e usuários além dele.

Os novos recursos de SEO no Linkedin

No mês de março de 2023, novos recursos de SEO no Linkedin foram lançados, permitindo que os usuários personalizem campos importantes para gerar uma otimização mais eficaz dos conteúdos. Os principais são:

  • URLs personalizadas;
  • Metadescrições;
  • Palavras-chave;
  • Títulos;
  • Imagens e vídeos;
  • Compartilhamento nas redes sociais

Como fazer um SEO eficaz no Linkedin?

O Linkedin não serve apenas para procurar vaga de emprego, embora seja muito bom para isso. É também uma ótima rede para divulgar trabalhos profissionais de muitos tipos, como textos, vídeos, infográficos e muito mais. Entretanto, para um um trabalho de otimização mais eficiente nessa plataforma, é necessário que você siga algumas dicas. Então, preste atenção nessas que temos para te passar. 

Escolha as palavras-chave certas

A primeira etapa para otimizar seus artigos do LinkedIn para SEO é escolher as palavras-chave certas. Quando você escolhe os termos corretos, você aumenta as chances de que seu artigo seja encontrado pelos usuários que estão procurando por informações sobre o seu tópico.

Para escolher as palavras-chave corretas para o seu conteúdo, a ferramenta de pesquisa Google AdWords Keyword Planner, que permite que você tenha noção de quantas pessoas estão pesquisando determinados termos, pode ser usada.

Escreva títulos atraentes

O título do seu artigo é a primeira coisa que as pessoas verão quando estiverem procurando por informações online. Por isso, é  importante  que seja atraente e faça as pessoas quererem clicar no seu conteúdo.Mas lembre-se: o  título deve ser claro, conciso e relevante para o assunto abordado. Também é necessário que inclua as palavras-chave escolhidas na etapa anterior.

Crie conteúdo relevante e de alta qualidade

Se você quer que seu artigo tenha mais visibilidade, é importante criar conteúdo que seja relevante, útil e de alta qualidade. O conteúdo deve ser bem escrito, informativo e interessante. Ele também precisa ser relevante para o público que você está tentando alcançar.

Use imagens e vídeos

As imagens e vídeos podem ajudar bastante a melhorar a aparência e o desempenho do seu conteúdo. Elas também auxiliam a chamar a atenção das pessoas e a fazer com que elas leiam seu artigo até o fim. Quando você usa imagens e vídeos, é importante que sejam relevantes para o conteúdo do seu artigo. Eles também devem ser de alta qualidade. 

Os links externos são recursos valiosos para um bom SEO no Linkedin. Ao inseri-los, você mostra à rede social  e aos seus usuários que você fez sua pesquisa e está compartilhando informações de qualidade. Isso pode aumentar a credibilidade do seu conteúdo, aumentando a visibilidade. 

Além disso, os links externos podem proporcionar valor adicional ao seu público, fornecendo-lhes recursos adicionais para explorar. Isso não só enriquece seu conteúdo, mas também pode incentivar as pessoas a voltarem para seu perfil.

Promova seu artigo

Depois de publicar seu artigo, é importante promovê-lo para que as pessoas o vejam. Você pode fazer isso compartilhando-o em suas redes sociais, adicionando-o ao seu perfil do LinkedIn e enviando-o para listas de discussão. Você também pode divulgá-lo escrevendo um post sobre ele no seu blog ou enviando-o para um site de notícias ou revista.

Seguindo estas dicas, você está pronto para aproveitar ao máximo o SEO no Linkedin e aumentar a visibilidade do seu conteúdo na plataforma.

Por que é importante a personalização da URL para o SEO no linkedin?

Personalizar a URL é uma ação muitas vezes deixada de lado, porém tem grande importância para o SEO. Por questão de padronização, a URL do seu perfil do Linkedin consiste em uma sequência de números e letras que não dizem muito sobre você. No entanto, você tem a opção de personalizá-la para que ela reflita seu nome profissional ou sua marca. Mas por quais motivos isso se torna importante no Linkedin? Acompanhe!

  • Maior reconhecibilidade: uma URL personalizada é muito mais fácil de reconhecer e lembrar do que uma que seja genérica. Quando alguém vê sua URL personalizada, pode imediatamente reconhecer que ela pertence ao seu perfil.
  • Melhor posicionamento nos motores de busca: uer seu nome ou marca na URL do seu perfil do Linkedin pode melhorar sua visibilidade nos motores de busca. Quando alguém procura seu nome ou marca, é mais provável que seu perfil do Linkedin apareça nos resultados de busca.
  • Profissionalismo: uma URL personalizada apresenta uma imagem mais profissional. Mostra que você se preocupa com os detalhes e que investe tempo para melhorar sua presença online.

Sendo assim, personalizar a URL do seu perfil do Linkedin é um pequeno passo que pode fazer uma grande diferença no seu SEO e na forma como você é percebido na web. Caso você ainda não tenha feito isso, tire um tempinho. Não demora praticamente nada. 

Pulse do LinkedIn: Novas ferramentas e recursos para artigos

Você conhece o Linkedin Pulse? É uma ferramenta que permite aos usuários criar e compartilhar artigos em sua rede profissional. Essa plataforma, lançada em 2012, rapidamente se tornou uma das ferramentas mais populares do LinkedIn. Há pouco tempo, o LinkedIn lançou uma série de novos recursos para o Pulse, incluindo:

  • Adicionar imagens e vídeos aos artigos;
  • Criar artigos em colaboração com outros usuários;
  • Promover seus artigos nas redes sociais.

Os novos recursos tornam o Pulse ainda mais versátil. Com isso, os usuários podem criar artigos mais envolventes e compartilhá-los com um público mais amplo.

Conte com a Webshare para o seu negócio decolar

As boas práticas de SEO são cruciais para que seu negócio seja mais visto pelos usuários e dessa forma consiga se desenvolver, alcançando degraus mais altos. Mas chegar até lá não é nada fácil. É necessário realizar um trabalho muito competente e eficaz de otimização. Por isso, sempre o melhor é contar com profissionais capacitados para cumprir essa tarefa. 

A Webshare é a primeira e única agência hybrid SEO first do Brasil, especialista em colocar empresas no topo do ranking nos principais motores de busca, deixando para trás a concorrência. Nossa equipe  altamente qualificada está sempre preparada para desenvolver as melhores estratégias digitais personalizadas para atender as necessidades e objetivos de cada cliente.

Está preparado para fazer seu negócio decolar? Então não perca mais tempo, entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar você a melhorar os resultados. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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