URL amigável: Guia para criar a URL perfeita

Imagem mostra parte de uma URL no campo de busca.

Sumário

Ter a URL amigável é um dos principais fatores do SEO, que coloca a sua página entre as posições mais altas da pesquisa do Google e de outros motores de busca. Ou seja, URLs bem otimizadas também fazem com que sua marca fique mais visível aos usuários e, dessa forma, proporciona mais tráfego. 

Conforme a recente pesquisa feita pela TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), atualmente 84% da população brasileira acessa a internet, representando cerca de 156 milhões de pessoas. Sendo assim, garantir URLs otimizadas é fundamental para atingir melhores resultados em seu negócio no mundo digital. 

Mas afinal, como desenvolver uma URL amigável? Essa resposta você terá ao longo deste artigo. Venha com a WebShare, primeira e única agência SEO First do Brasil, para entender como deixar as URLs de suas páginas perfeitas, bem estruturadas e alcançar o topo do ranking dos buscadores. Vamos nessa!

O que é URL amigável?

A URL amigável é aquela facilmente compreendida pelos usuários e motores de busca. O que caracteriza essas URLs são a clareza, brevidade e relevância. Isso quer dizer que ao invés de utilizar sequências longas de caracteres e números, uma URL amigável é composta por termos diretos e claros, muitas vezes incorporando palavras-chave pertinentes para aquele conteúdo. 

Portanto, as URLs amigáveis melhoram a experiência dos usuários, pois fica mais fácil digitar o endereço do site e lembrar. Além disso, ajudam na otimização dos motores de busca, que conseguem entender melhor o conteúdo da página. 

E por falar em vantagens que essas URLs trazem, no tópico seguinte vamos explorar mais sobre esse assunto. 

Por que a URL amigável é importante para o SEO? 

Imagem de um teclado com as teclas brancas e uma em destaque, na cor azul, escrito SEO e o desenho de uma lupa.

Desenvolver URLs amigáveis é muito importante para o SEO por diversas razões. Separamos algumas das principais para você entender melhor o papel crucial no desenvolvimento dos negócios online. 

Melhora a compreensão do conteúdo que está no site 

URLs amigáveis fazem com que o conteúdo do site seja mais compreensível. Isso porque, ao usar palavras-chave relevantes e uma estrutura clara, elas dão aos usuários e motores de busca uma prévia instantânea do que esperar da página, aumentando a relevância e a clareza da informação apresentada.

Aumenta a probabilidade de cliques

Uma URL direta, descritiva e não muito longa é mais atraente aos usuários. Isso, consequentemente, aumenta as chances de cliques, pois muitas pessoas tendem a escolher links que mostram claramente qual será o conteúdo da página. 

Facilita a indexação pelos motores de busca

O Google e outros buscadores favorecem as URLs que incorporam palavras-chave relevantes para o conteúdo da página. Isso facilita a indexação, além de ajudar as páginas a alcançarem melhores colocações na SERP, tornando o conteúdo mais visível.

Melhora a experiência do usuário

 Uma das características marcantes de uma URL amigável é a facilidade de lembrar e compartilhar. Isso melhora bastante a experiência do usuário, tornando a navegação no site mais intuitiva e agradável, o que contribui para engajamentos mais duradouros. 

Reduz a taxa de rejeição

Tendo uma navegação intuitiva, fluida e URLs fáceis de entender, diminui a chance dos usuários saírem do site por confusão ou frustração. Isso ajuda a reduzir a taxa de rejeição, indicando um melhor engajamento com o conteúdo do site.

Aumenta o tempo de permanência na página

As URLs bem otimizadas, que vão direto ao ponto, incentivam os visitantes a permanecerem mais tempo em sua página. Isso leva, naturalmente, a um aumento médio de tempo em que usuários passam em uma página. Esse é um indicador fundamental para melhorar o engajamento. 

Evita problemas de conteúdos duplicados

A duplicidade de conteúdo é um grande problema para o SEO, causando muita confusão. URLs amigáveis ajudam a evitar isso, garantindo que cada página seja única e distinguível de modo fácil. Isso ajuda os motores de busca a entenderem a estrutura do seu site e a relevância de cada conteúdo. 

Esses são apenas alguns fatores que comprovam e destacam o papel crucial das URLs amigáveis para o SEO. Melhora não apenas a visibilidade da página, mas também tornando mais enriquecedora a experiência dos usuários. 

Componentes básicos das URLs

Antes de começar a otimizar a URL de sua página para SEO, é preciso entender sua anatomia. Há partes distintas que compõem as URLs e cada uma representa uma função específica. Aqui estão os componentes básicos. 

Esquema (Protocolo): seria como um navegador. Indica o protocolo de internet usado para acessar o recurso, como HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou HTTPS (HTTP Secure).

Subdomínio: trata-se de um terceiro nível de domínio que pode ser usado para organizar diferentes seções do site, como a parte de blog, por exemplo.  

Domínio: aqui é o nome principal da URL, identificando o site de maneira única. 

TLD (Top-Level Domain): esse é o domínio de nível superior, indicando a origem ou natureza do site, como por exemplo, “.com”, “.org” ou “.net”.

Caminho: o caminho é a parte da URL que identifica a localização exata de algum recurso dentro do próprio site, como página/produto. 

Compreender esses componentes é fundamental para desenvolver uma URL amigável, crucial para a eficiência do SEO. 

Criando URLs amigáveis: melhores práticas

Agora que você já sabe a importância de criar URLs amigáveis para melhor desempenho do SEO, é o momento de aprender como fazer isso. Mas não se preocupe, com o nosso guia tudo vai ficar mais fácil. Portanto, fique atento nas dicas abaixo. 

Utilize palavras-chave

Incluir na URL palavras-chave relacionadas ao conteúdo é fundamental. Isso traz efeitos positivos para a relevância da página nos resultados de busca, além de tornar a URL mais atraente aos usuários e informativa. Mas lembre-se, as palavras-chave precisam ser selecionadas de forma cuidadosa para refletir exatamente o assunto abordado no conteúdo da página. 

Deixe a URL curta e simples

Sempre mantenha a URL de maneira curta, simples e direta. Dessa maneira é mais fácil de ler, copiar e compartilhar. Além disso, são preferidas pelos motores de busca, pois URLs longas e complexas podem ser vistas como menos confiáveis.

Utilize hífen para separar as palavras

Os hífens são vistos como padrão para separar as palavras nas URLs, pois são bem vistos pelos motores de busca e dão mais legibilidade às URLs. Portanto, não utilize espaços, sublinhados ou outro meio de separação de palavras. 

Mantenha uma estrutura hierárquica clara

É importante ter o entendimento que a estrutura da URL deve refletir a hierarquia do seu site. Isso serve como uma espécie de guia aos usuários, pois ajuda a entenderem onde estão no site e como chegar a outras seções. Uma boa estrutura hierárquica também facilita a indexação da página por motores de busca.

Evite números e códigos

As URLs repletas de números, códigos e datas não são nada amigáveis e podem gerar confusões para os usuários e buscadores. Por isso, sempre tente usar palavras que tenham significado e relevância para o conteúdo da página.

Use URLs descritivas

Uma URL que descreve o conteúdo da página é mais amigável, porque ajuda o usuário a saber o que ele vai encontrar na página, antes mesmo de acessar o link. Isso também melhora a experiência do usuário e ajuda no aumento da taxa de cliques. 

Mantenha a consistência nas URLs

Outro ponto importante para melhorar a experiência do usuário, é manter um padrão de consistência de URLs no seu site. Além de ajudar na navegação, deixando-a com mais fluidez,faz com que o seu site seja mais organizado, implicando em um gerenciamento mais eficiente. 

Agora basta você colocar tudo em prática

URLs amigáveis são essenciais para uma boa e eficaz estratégia de SEO. Elas podem melhorar a visibilidade do seu site de maneira significativa na página de resultados de pesquisa, a experiência do usuário, além de causar aumento na taxa de cliques e o tempo de permanência dos visitantes em seu site. 

Seguindo nossas dicas, pode ter certeza que você irá encontrar todos esses benefícios, melhorando bastante a usabilidade do seu site. No entanto, se estiver com muitas dúvidas ou com dificuldades para fazer a otimização, não exite em pedir ajuda para quem entende do assunto. 

A WebShare, primeira e única agência de SEO First do Brasil, pode te guiar nessa jornada. Através de uma equipe altamente qualificada, aliada com a utilização de ferramentas modernas de inteligência artificial, desenvolvemos as melhores estratégias digitais para a sua empresa decolar no digital. Entre em contato conosco, agende uma reunião e veja os resultados aparecerem. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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