Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Greenroom Spotify: Streaming acirra disputa por usuários com o Clubhouse

Camila
Redatora

26 DE julho DE 2021
tempo de
leitura:
5min

Novidades boas precisam ser compartilhadas, e o Greenroom é uma delas! Isso porque a disputa de usuários com o Clubhouse está ficando cada vez mais acirrada. É que recentemente o Spotify, maior serviço de streaming musical do mundo, lançou o aplicativo Greenroom, que também conta com salas de áudio ao vivo.  A iniciativa marca a entrada da companhia na briga pelas plataformas de mídias sociais voltadas para conversas por voz.

A nova ferramenta do streaming sueco de música está disponível gratuitamente para Android e iOS em 134 países, entre eles o Brasil. E, apesar do Greenroom ser um lançamento do Spotify, trata-se de uma nova versão e evolução do aplicativo Locker Room, adquirido pela empresa em março deste ano, com recursos ainda mais atraentes. 

As principais mudanças envolvem a troca do nome, transformações no design e a possibilidade de acessar salas de bate-papo temáticas e criar o seu próprio espaço.

 

Continue a leitura e saiba mais sobre o Greenroom!

 

Sumário:

 

 

O que é o Greenroom?

 

O Greenroom é o novo aplicativo de áudio social criado pela Spotify. Ele permite ao usuário hospedar ou participar de uma sala virtual de áudio ao vivo para conversas. Atualmente, a capacidade de uma única sala é limitada a 1000 pessoas. E através dessas salas é possível ouvir e conversar sobre temas do seu interesse com artistas e fãs que possuem preferências similares.

 

imagem do aplicativo da spotify, greenroom

 

O aplicativo se propõe a entregar uma experiência mais temática, voltada para esportes, música e cultura, e essa é a principal diferença do Greenroom para os demais concorrentes. Dessa forma, o Spotify recomenda que as pessoas se inscrevam e testem todos os recursos para relatar como pretendem usar o aplicativo.

 

Como o Greenroom funciona?

 

Os usuários podem utilizar o seu próprio ID do Spotify para participar dos chats de voz ao vivo. Além disso, um diferencial que promete fazer com que o Greenroom se sobressaia ainda mais nesse mercado competitivo, são as ferramentas para gravação das conversas. Os diálogos que ocorrem em cada sessão são gravados por medida de segurança, e se houver algum incidente, o arquivo pode ser utilizado durante a investigação se solicitado pelo usuário. Existe também a possibilidade de usar as gravações para a criação de um podcast no streaming.

 

Outro ponto relevante e positivo sobre essa funcionalidade é que em eventos maiores, o moderador conta com alguns recursos que visam garantir uma experiência agradável a todos. É o caso da opção “levantar a mão”, onde os participantes do Greenroom precisam solicitar a palavra ao mediador da conversa no lugar de simplesmente interrompê-lo. 

 

imagem do aplicativo da spotify, greenroom

 

Greenroom x Monetização de conteúdos

 

A empresa sueca pretende oferecer aos criadores de conteúdos a oportunidade de monetizar os trabalhos feitos no Greenroom. De acordo com informações divulgadas pelo Spotify, isso será viável por meio de uma ferramenta chamada Creator Fund, cuja apresentação deverá acontecer em breve.

 

O objetivo é que esse fundo seja disponibilizado para quaisquer usuários do Greenroom interessados em se inscrever no programa, desde que cumpram alguns requisitos. É importante destacar que os pagamentos serão baseados em fatores como audiência das salas e consumo do conteúdo veiculado nelas, entre outros.

 

 

Como obter o Greenroom?

Diferentemente do Clubhouse, no Greenroom não é necessário convite para participar. Você só precisa baixar o aplicativo na Apple App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android).

 

imagem do aplicativo da spotify, greenroom

Para usuários que já possuem uma conta no Spotify, basta fazer o login no Greenroom usando os mesmos dados de acesso cadastrados no serviço de streaming ou clicar em “continuar com o Spotify”.

 

Você já experimentou o Greenroom? Compartilha conosco como foi a experiência! E se você ficou interessado por essa novidade e deseja saber mais sobre o aplicativo, clique aqui.

 

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário