Marketing de Conteúdo: O que é – Saiba a melhor definição

mãos digitando em um notebook

Sumário

Se você está pensando em investir no Marketing Digital para sua empresa, certamente já deve ter visto durante sua pesquisa o termo Marketing de Conteúdo aparecendo inúmeras vezes.

Acontece que ambos são essenciais para a sua empresa, pois andam de mãos dadas e, de forma bem resumida, atraem o seu cliente (e potenciais clientes) para a compra do seu produto ou serviço.

Mas afinal, o que é isso? Para quê serve? Vamos lhe explicar de forma simples como funciona o Marketing de Conteúdo e como ele pode trazer mais resultados para o seu negócio. Continue com a leitura!

O que é marketing de conteúdo?

De forma simplificada, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste em entregar conteúdos relevantes e de qualidade para os clientes sem promover diretamente a marca.

Por exemplo: o que te faz optar por comprar uma geladeira em determinada loja e/ou site e não a do concorrente? Quando você pensa em comprar um produto de maior valor, dificilmente escolhe o primeiro que aparecer, não é mesmo? 

A maioria dos consumidores, serve para clientes de serviços também, pesquisa muito antes de finalizar sua compra, buscando por informações, como:

– Avaliações: o que os outros clientes estão dizendo importa, portanto, é muito comum a pesquisa sobre o feedback de clientes que adquiriram os mesmos produtos;

– Opções de marcas: geralmente é feita uma pesquisa para saber qual marca tem as melhores condições de preço e custo benefício;

– Informações sobre o produto e custo benefício: qual a garantia do produto? Dura quanto tempo? Possui troca? São perguntas comuns nas pesquisas feitas pelos consumidores e a sua parte essencial nisso tudo é ter todas essas respostas.

Pois, é nessas horas que o Marketing de Conteúdo aparece. É quando você usa o blog do seu site, por exemplo, para explicar: 

  • Por que a TV da sua marca é melhor do que outras e como ela funciona? 
  •  Quais componentes são usados na fabricação para que ela não estrague em pouco tempo como as concorrentes?
  •  Porque os clientes recomendam o seu produto?
  •  Como eles podem cuidar melhor do produto para que dure mais tempo?
  • Quais os benefícios de ter esse produto?

Respondendo essas perguntas aos seus clientes com conteúdos objetivos e de valor, você estará passando informações que vão ajudá-los a escolher bem o produto de compra.

Essa é uma forma de venda que não usa letras garrafais em anúncios ou números gigantes para chamar a atenção.

Mas, é uma venda através do conhecimento, da conquista, da confiança do seu cliente, da ideia de que você realmente se importa com todos os detalhes e deseja que ele esteja satisfeito sempre.

Um cliente que é conquistado por uma marca tende a criar fidelidade e a compartilhar sua boa experiência com os amigos e família. 

Ou seja, oferecer conhecimento para trazer mais resultados é uma estratégia de inteligência para trazer lucros reais. O Marketing de Conteúdo aumenta a visibilidade, credibilidade e confiança do cliente na sua marca. Não é o que todos queremos ao entrar no mercado?

É muito importante saber a diferença entre Marketing de Conteúdo e Marketing Digital. Veja a diferença desses dois termos nos próximos tópicos.

Marketing de Conteúdo X Marketing Digital

O marketing digital vem ganhando os holofotes há alguns anos e não é por menos.

Acontece que com o avanço da tecnologia se tornou imprescindível adaptar os meios de comunicação e as estratégias de venda, disputando a atenção dos consumidores com um universo de interações que exige adaptação.

Diferente do marketing de conteúdo, que é focado em atrair clientes indiretamente sem mencionar a marca, o marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que engajam a marca, sendo direta ou indiretamente, e entre elas está o marketing de conteúdo.

Ou seja, o marketing de conteúdo é uma estratégia voltada à atração dos clientes e consumidores com conteúdos em diversos formatos que agreguem valor ao produto e a marca, já o marketing digital é a forma que essa estratégia se encaixa num contexto mais amplo: o do mundo digital.

Resumidamente, o marketing de conteúdo está diretamente ligado ao marketing digital, pois é através do marketing digital que o marketing de conteúdo é promovido.

Veja alguns formatos de marketing de conteúdo abaixo para simplificar o entendimento sobre o conceito dessa estratégia.

Formatos de Marketing de Conteúdo

Há diferentes formas de entregar o conteúdo para o cliente, seja com informações sobre o produto ou proporcionando algum conhecimento acerca daquele produto etc, mas o necessário é ter uma estratégia alinhada à sua intenção com a marca. 

Alguns formatos, por exemplo, são através de:

  • E-books;
  • Posts em redes sociais;
  • Blog posts;
  • Newsletters;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Webinars etc.

Mas, antes de qualquer estratégia, é importante se atentar à qualidade do seu conteúdo. Afinal, em um mundo de produção de conteúdos disparados a todo momento e por diversos meios, é necessário chamar a atenção por algo positivo. 

Seja a experiência do cliente ao ter contato com aquele conteúdo ou a forma que chegou até ele, afinal, de nada adianta produzir um conteúdo e não chegar até o cliente por ser um canal que ele não utiliza com tanta frequência.

Afinal, o mundo digital está lotado de informações, nenhum cliente vai insistir para entender um conteúdo que não foi bem descrito e dinâmico para prender a atenção.

Tudo isso culmina no sucesso da estratégia de marketing de conteúdo que tem alguns objetivos indiretos. Confira os 7 principais no próximo tópico!

Quais são os 7 principais objetivos do Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo faz parte de uma engrenagem que tem como finalidade promover a marca e para isso, baseia-se em 7 principais objetivos:

1- Vender

Assim como toda estratégia de marketing, o primeiro e mais claro objetivo consiste na venda. 

Mas, não necessariamente de venda direta, afinal, o marketing de conteúdo tem por característica não mencionar a marca ao promovê-la, porém, sua ação possui grande influência na atração e conversão de clientes.

2- Aumentar a visibilidade

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado” e é exatamente o que este tópico quer dizer, porém, muita calma nessa hora.

Afinal, de nada adianta ser visto pelas pessoas erradas, não é mesmo?

Acontece que aumentar a visibilidade da marca é um passo importante na estratégia de marketing, mas para isso, é necessário que as informações certas cheguem nas pessoas certas. 

Portanto, a pesquisa de mercado, personas e divulgação da marca são os pontos chaves para alcançar o objetivo.

3- Construir boas relações

Em qualquer área da vida o bom relacionamento é essencial para ditar a cordialidade entre as partes e por aqui não é diferente.

Sabe quando você responde aquele comentário do cliente em uma publicação na página do instagram da sua marca? Essa interação fará toda a diferença na decisão de compra, afinal, a sensação de proximidade gera um sentimento positivo.

A reciprocidade com quem investe na sua marca é essencial para aproximar cada vez mais o seu cliente, assim como com fornecedores e associados.

Em resumo, boas relações sempre somam no seu negócio.

4- Gerir uma marca

Você já ouviu falar em branding? Neste tópico estamos falando de uma forma bem resumida sobre este conceito.

Branding é um conjunto de ações estratégicas com foco em expressar o posicionamento, propósito e valores da marca, é o que cativa os seus clientes pelo que a marca representa, não só pelo produto ou serviço oferecido.

Portanto, gerir uma marca significa criar conexão com os consumidores, agregando valor e gerando identificação com os consumidores.

5- Engajar colaboradores e parceiros

O marketing é formado por diversas nuances e estratégias, como já citado anteriormente, no entanto, vai muito além de estratégias de venda.

Acontece que engajar e motivar o público interno é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável. Estamos falando do Endomarketing (ou marketing interno).

Desenvolver ações que promovam o bem estar dos seus colaboradores é mais do que uma opção, é uma responsabilidade, afinal, é fundamental cativar os seus colaboradores já que é através deles que o serviço ou produto da sua empresa será desenvolvido e ofertado.

6- Educar

É através do Inbound marketing e do marketing de conteúdo que o mercado pode ser educado.

Acontece que ao fazer uma descrição do produto, informar vantagens e benefícios, utilidades e formas de se aplicar, você está facilitando a tomada de decisão do consumidor, o mesmo que realiza pesquisas e busca a melhor opção de acordo com a necessidade.

Portanto, investir em marketing de atração com foco em educar e informar o público, é essencial para a sua estratégia de venda.

7- Fidelizar clientes

Melhor do que trazer novos clientes é conquistar e fidelizar os que você já tem!

Afinal, o processo de venda se torna muito mais fácil quando você já conhece seu consumidor (dados de cadastro, histórico de compras, o produto ou serviço que adquiriu etc…).

Portanto, promover ações que fortalecem essa parceria é imprescindível para economizar tempo e dinheiro. Mas, para isto, existem diversas estratégias que, em conjunto, facilitam a fidelização do seu cliente, como:

  •  Programa de fidelidade;
  • Marketing de conteúdo e de relacionamento;
  • Cumprimento de promessas;
  • Canais de comunicação abertos para dúvidas e sugestões;
  • Resoluções de problemas com efetividade, etc.

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e quais seus principais objetivos, entenda o que é inbound marketing e qual a sua relação com o marketing de conteúdo. Continue com a leitura!

Marketing de Conteúdo X Inbound Marketing

Muito se falou sobre inbound marketing ao longo deste texto, mas você sabe o que significa esse termo?

O Inbound Marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias que visam trazer os consumidores até a empresa ao invés da empresa ir até o consumidor. Ou seja, são ações que têm por objetivo atrair o consumidor, e possíveis clientes, para os seus canais de comunicação, seja blog, site, redes sociais, etc.

É uma forma estratégica de educar, mostrar autoridade no segmento da sua empresa e influenciar na decisão de compra do consumidor.

Em resumo, são ações que visam atrair e converter consumidores usando conteúdo relevante. 

No Inbound Marketing a empresa explora canais de comunicação, como as citadas acima, para ser encontrada. Ao invés de ir atrás de clientes, a intenção é ser encontrada por eles.

Portanto, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing estão diretamente ligados e andam lado a lado, mas não são a mesma coisa. Pois, enquanto o Inbound Marketing visa atrair e converter clientes, o Marketing de Conteúdo tem por objetivo criar e manter um relacionamento com o consumidor.

Nos próximos tópicos entenda como utilizar o Inbound Marketing na prática.

Inbound Marketing na prática

Já sabemos a importância do Inbound Marketing juntamente do Marketing de conteúdo para atrair, converter e fidelizar clientes.

Mas, você sabe como utilizar o Inbound Marketing na prática? Veja nos tópicos abaixo.

– Definir e conhecer o público alvo: é imprescindível saber para quem você está comunicando, além de analisar a jornada de compra dos mesmos. Pois, dessa forma você saberá como agir para atrair e converter aquele consumidor;

– SEO do site: assim como o tópico anterior, a otimização do seu site é essencial para ter sucesso no alcance dos seus potenciais clientes. Isto porque o SEO (Search Engine optimization) é uma forma de ranquear o seu conteúdo nas primeiras páginas do google, proporcionando mais autoridade e credibilidade com aquele cliente.

Afinal, resolver um problema, seja tirando dúvidas através de conteúdos, é uma forma eficaz de ganhar a confiança do usuário.

– Qualidade e constância: a entrega de conteúdo não significa qualquer conteúdo, quando falamos em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, é extremamente importante se atentar a qualidade do conteúdo e ter constância nas produções.

Um site desatualizado não chama atenção, justamente pela condição de mudança constante das coisas, além de um conteúdo que não seja claro e valioso o suficiente para somar na experiência do usuário.

– Explore todas as redes sociais: você precisa estar onde os seus potenciais clientes estão, portanto, as redes sociais são um prato cheio para a estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 

Além disso, conforme o comportamento dos usuários, você saberá em qual rede social investir mais, de acordo com o favoritismo e preferências dos mesmos.

– Utilize CRM: CRM ou Customer Relationship Management, é um conjunto de estratégias de gestão de relacionamento. Para saber cada passo importante da jornada de compra dos consumidores, são utilizadas essas estratégias, através de uma plataforma que une dados e informações relevantes sobre os mesmos.

– Amostra grátis: oferecer uma amostra grátis do seu produto ou serviço é uma forma de atrair a atenção de novos clientes, além disso, é muito mais fácil cativar consumidores quando eles avaliam por conta própria, experimentando e entendendo a vantagem de contratar o seu serviço ou adquirir seu produto.

Marketing de Conteúdo X SEO

Como citamos ao longo do texto, movimentar o blog da sua empresa é um formato de conteúdo utilizado na estratégia do Marketing de Conteúdo.

O SEOSearch Engine Optimization – em tradução, Otimização para Motores de Buscas, é um conglomerado de estratégias para blogs, sites e páginas web, que tem por finalidade melhorar o posicionamento orgânico da sua empresa em buscadores como o Google.

Te explicamos melhor

Todos os dias são feitas milhoes de perguntas aos buscadores do google, por exemplo. Desde as perguntas mais básicas até as mais densas. Entretanto, o Google possui um filtro nas melhores respostas para entregar ao usuário quando surgir a dúvida.

Dessa forma, quando a sua empresa produz algum conteúdo que possa responder a dúvida dos usuários, seguindo um conjunto de técnicas e estratégias, o blog, site ou página web da sua empresa podem aparecer nas respostas.

Por isso, é muito importante implementar o SEO na estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa.

Resumidamente, enquanto o Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que visam atrair clientes para que procurem a sua empresa para a compra de um produto ou solicitação de algum serviço, o SEO é o conjunto de técnicas que vai levar, de forma orgânica, o seu conteúdo até os consumidores.

Ficou com alguma dúvida?

Aqui na WebShare prestamos serviços em Marketing Digital com foco em Marketing de Conteúdo e trabalhamos com estratégias de SEO.

Entre em contato e invista em melhores resultados para a sua empresa. Para eventuais dúvidas entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição!

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.