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Conteúdo Evergreen: O que é e 3 benefícios que ele oferece

Conteúdo Evergreen
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Camila Foragi
Redatora

21 de Set. de 2020

A sua empresa sabe o que é um conteúdo evergreen e quais os benefícios que ele proporciona para a sua estratégia de marketing digital? Ele é essencial para o direcionamento de tráfego e geração de links para o seu negócio de modo contínuo, já que não perde sua relevância com o tempo.

Um dos objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo é atrair tráfego orgânico, ou seja, visitas vindas dos mecanismos de busca de forma gratuita, para o website do seu negócio. Por isso, um bom blog corporativo não pode negligenciar o SEO, além de compartilhar conteúdos que trabalhem atraindo visitas em longo prazo, por meio de um bom posicionamento no Google e outros buscadores da internet.

É aí que entra o conteúdo evergreen, do qual falaremos neste post. Acompanhe!

Sumário:

  • Conteúdo Evergreen: O que é e 3 benefícios que ele oferece
  • Qual o conceito de conteúdo evergreen?
  • 5 benefícios que o conteúdo evergreen oferece
  • Alguns exemplos de conteúdos evergreen
  • Como criar conteúdo evergreen para o seu site?

Qual o conceito de conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen, ou conteúdo perene, é uma parte importante da estratégia de marketing de conteúdo. Se refere à produção otimizada para SEO que permanece relevante, “fresco” e atual para o público por um longo período de tempo.

O termo evergreen, traduzido, significa “sempre verde”, mas em tradução livre pode ser considerado um exemplo de artigo ou vídeo que contenha assuntos atemporais, ou seja, que não se referem a uma determinada data ou situação específica.

Assim, ele não tem uma relevância determinada por um período, podendo ser lido e compreendido com tranquilidade mesmo algum tempo depois da sua publicação. Portanto, se você criar conteúdo evergreen em seu blog, seus leitores verão que ele é relevante hoje, amanhã ou até mesmo daqui a alguns anos, quando voltarem a visitar a página.

É disso que se trata esse tipo de conteúdo, de durabilidade. Ou seja, proporcionar ao seu público algo que não tenha validade após um curto período e que nunca perde o seu valor.

3 benefícios que o conteúdo evergreen oferece

Para uma organização, manter um blog com bons conteúdos evergreen é importante para construir uma autoridade em sua área de atuação e educar sua persona para o uso de seus produtos e serviços. Muitas vezes, o blog torna-se uma referência para o leitor e é a partir daí que ele se decide por contratar os serviços da empresa.

Como explicamos acima, o conteúdo evergreen tende a ser compartilhado ao longo do tempo e isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua empresa nos buscadores, aumentando sua visibilidade para os potenciais clientes.

Ao entender o conceito do conteúdo evergreen, fica claro porque ele é valioso. Contudo, para que não restem dúvidas, vamos detalhar agora os principais pontos que reforçam a necessidade de você adotar esse estilo de redação na sua estratégia de marketing.

Confira!

O Conteúdo Evergreen reforça a autoridade da sua marca

Por mais básico que seja, se o seu conteúdo é completo, exclusivo e de qualidade, ele gera mais credibilidade e autoridade para o seu blog ou site, atraindo e fidelizando mais leitores, além de gerar mais compartilhamentos e disseminação orgânica feita por usuários que vão não apenas consumir, mas também recomendar seu conteúdo evergreen pela alta relevância.

Conteúdo Evergreen auxilia nos links externos

Os conteúdos evergreen também ajudam no link building. Quanto mais conteúdos relevantes você produzir, maiores as chances de ser referenciado em outros endereços na web, com os links do seu domínio alcançando audiências de outros sites e blogs, gerando mais tráfego e autoridade para seu conteúdo.

Conteúdo Evergreen aumenta o tráfego no Google

Conteúdos perenes de qualidade também sobem no ranqueamento dos buscadores como o Google. Capriche no SEO escolhendo as melhores palavras-chave, busque no Google Trends o que as pessoas estão pesquisando para entregar conteúdos relevantes, e apareça nos primeiros resultados no Google. 

Alguns exemplos de conteúdos evergreen

Guias;

Glossários;

Checklists;

FAQs;

Infográficos;

Listas;

Dicas;

Curiosidades;

Conceitos (Ex.: ”O que é conteúdo evergreen?”);

Comparativos (Ex.: ”Qual a diferença entre conteúdo perene e conteúdo noticioso?”).

 

Esses conteúdos são consultivos e atiçam a curiosidade ou necessidade de saber através dos anos. Assim, conteúdos evergreen são como artigos de uma enciclopédia. Mesmo que necessitem de eventuais atualizações, elas não são constantes, ocorrendo de tempos em tempos. 

Como criar conteúdo evergreen para o seu site?

Produzir conteúdos amplos e que não estejam presos a determinadas datas é uma boa tática para ser usada em blogs, tanto pessoais quanto de empresas. Quanto menos perecível for seu conteúdo e mais detalhado ele estiver, maiores são as chances das pessoas encontrarem seu site nos mecanismos de busca, de outros sites referenciarem e linkarem seu conteúdo e também dos visitantes conhecerem outros posts de seu site a partir dessa primeira visita.

Quer saber como criar Conteúdo Evergreen? Entre em contato com um de nossos especialistas e deixe a WebShare auxiliar o seu negócio através da Otimização SEO!

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