Escaneabilidade: 4 dicas para deixar o usuário mais interessado no seu conteúdo

Sumário

A produção de conteúdo para a web tem o objetivo de entregar valor e engajar os leitores, mas antes de tudo, você precisa convencer os usuários a ler tudo o que foi escrito. A escaneabilidade é isso, facilitar o caminho do leitor para que ele ache as informações que deseja durante uma rápida olhada.

Quando isso ocorre é provável que ele opte por consumir o conteúdo completo. E se ele ler tudo fica mais fácil que você o direcione para outras páginas ou conteúdos.

Dominar o conceito da escaneabilidade para aplicar em seu conteúdo não é nenhum pouco complicado. E o melhor, pode influenciar de modo positivo em seu trabalho de otimização (SEO) e na experiência de navegação do usuário (UX). Confira as dicas que separamos para você.

Elas irão auxiliar você a desenvolver um conteúdo atrativo e eficiente ao modo de leitura de seu público.

Escaneabilidade: Intertítulos

Que tal utilizar intertítulos para organizar o seu conteúdo? Há quem diga que se deve recorrer a eles a cada quatro ou cinco parágrafos no máximo. Entretanto, o ideal é aplicá-los sempre que houver a necessidade de uma explicação mais complexa e detalhada sobre o tema que está sendo abordado.

A função deles é basicamente guiar o leitor no decorrer do texto para que a sua história se torne mais compreensível, e fique nítido o início, meio e fim.

Escaneabilidade: Use um comprimento de linha apropriado

O correto é que o seu visitante não encontre parágrafos longos demais. Esteja sempre atento as configurações que o seu blog possui, pois é de extrema relevância para uma leitura de qualidade. Além disso, não esqueça de testar o seu layout para analisar se está confortável. E caso não esteja, solicite ajuda do design.

Escaneabilidade: Lei do F

Algumas pesquisas indicam que os lugares de maior visualização em uma tela tem o formato de um F. Isso revela a importância de destacar em seus primeiros parágrafos as informações valiosas que serão apresentadas no decorrer do conteúdo.

Escaneabilidade: Imagens

Uma imagem não serve apenas para chamar a atenção, mas também para complementar informações do texto ou até mesmo para deixar o conteúdo mais organizado.

São fundamentais tanto para a parte estética como para a de SEO. Há uma infinidade de sites que disponibilizam boas peças para download como o próprio Google Imagens ou o Freepik.

Seja criativo e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.

Agora que você foi devidamente apresentado à escaneabilidade pode perceber, através de exemplos bem práticos, a sua importância.

Lembre-se de que nada disso vai adiantar se você não levar em consideração duas questões básicas no que diz respeito aos materiais que você produz e divulga: é preciso focar sempre na qualidade, na constância e na relevância.

Essa combinação é fundamental não apenas para fazer com que os leitores fiquem na sua página, mas também para que se tornem consumidores ativos e leads.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?