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Escaneabilidade: 4 dicas para deixar o usuário mais interessado no seu conteúdo

Escaneabilidade
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Camila Foragi
Redatora

05 de Out. de 2020

A produção de conteúdo para o web tem o objetivo de entregar valor e engajar os leitores, mas antes de tudo, você precisa convencer os usuários a ler tudo o que foi escrito. A escaneabilidade é isso, facilitar o caminho do leitor para que ele ache as informações que deseja durante uma rápida olhada. Quando isso ocorre é provável que ele opte por consumir o conteúdo completo. E se ele ler tudo fica mais fácil que você o direcione para outras páginas ou conteúdos.

Dominar o conceito da escaneabilidade para aplicar em seu conteúdo não é nenhum pouco complicado. E o melhor, pode influenciar de modo positivo em seu trabalho de otimização (SEO) e na experiência de navegação do usuário (UX). Confira as dicas que separamos para você. Elas irão auxiliar você a desenvolver um conteúdo atrativo e eficiente ao modo de leitura de seu público.

Sumário:

  • Escaneabilidade: 4 dicas para deixar o usuário mais interessado no seu conteúdo
  • Escaneabilidade: Intertítulos
  • Escaneabilidade: Use um comprimento de linha apropriado
  • Escaneabilidade: Lei do F
  • Escaneabilidade: Imagens

Escaneabilidade: Intertítulos

Um bom uso de intertítulos é uma divisão simples, com explicações consistentes sobre o conteúdo abaixo. 

Existe uma ideia de que um intertítulo deve ser feito sempre a cada quatro ou cinco parágrafos no máximo. Isso é um exagero: os intertítulos devem ser usados sempre que o assunto retratado mudar tanto que é preciso explicar o novo assunto. 

Foque-se em ter intertítulos que sirvam como fio condutor do texto. Eles precisam ajudar a contar a história do artigo; de onde você está saindo; por onde passa e onde vai chegar.

Escaneabilidade: Use um comprimento de linha apropriado

Se o visitante do site precisa mover os olhos e o pescoço para seguir as palavras na linha, ela provavelmente está longa demais.

A primeira dica é uma questão mais técnica, pois envolve configurações de seu blog. No entanto, é importantíssimo que você analise a largura do blog para entender se está adequado ou não para uma boa leitura.

Contudo, esse item depende muito da fonte e do espaçamento usado, portanto o que vale é realmente testar o seu layout para verificar o conforto da leitura e adaptar o design.

Escaneabilidade: Lei do F

Estudos comprovam que os lugares de mais visualização em uma tela, toma o formato da letra F. Se você colocar mídia, assim como os trechos mais atrativos do texto bem nos pontos de destaque, tem muito mais chances de convencer o leitor de que vale a pena ler o seu texto até o final. 

Portanto, ao desenvolver o conteúdo é importante investir nos dois primeiros parágrafos para mostrar ao usuário que as informações repassadas ali são importantes e trarão valor. Depois, monte o texto com intertítulos, negritos e listas para que o leitor consiga identificar os assuntos abordados e pontos mais relevantes.

Escaneabilidade: Imagens

As imagens são bons recursos para atrair a atenção do leitor. Além disso, muitas vezes servem para complementar algo que esteja no texto ou até mesmo para separar o conteúdo.

São importantes tanto para a parte estética como para a parte de SEO. Há uma infinidade de sites que disponibilizam boas peças para download como o próprio Google Imagens ou o Freepik.

Seja criativo e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.

Agora que você foi devidamente apresentado à escaneabilidade pode perceber, através de exemplos bem práticos, a sua importância.

Lembre-se de que nada disso vai adiantar se você não levar em consideração duas questões básicas no que diz respeito aos materiais que você produz e divulga: é preciso focar sempre na qualidade, na constância e na relevância. Essa combinação é fundamental não apenas para fazer com que os leitores fiquem na sua página, mas também para que se tornem consumidores ativos e leads.

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