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Menção de marca: qual o verdadeiro impacto para o SEO do seu site

Júlia Gonçalves

21 DE abril DE 2022
tempo de
leitura:
9min

Durante muito tempo a estratégia de link building foi uma das mais utilizadas no mundo do SEO com o objetivo de melhorar o ranqueamento de uma página no Google.

 

No entanto, essa crença vem caindo por terra, principalmente após a declaração de John Muller, um dos heads por trás do sistema de ranqueamento do Google. Durante um de seus encontros online para responder dúvidas de desenvolvedores e profissionais de SEO, ele fez a seguinte afirmação:

 

“Do meu ponto de vista, não acho que usemos isso (menção de marca) para coisas como ranqueamento ou para entender o gráfico de links de um site.”

 

Contudo, essa estratégia não foi totalmente desclassificada, afinal, como o próprio John afirma — pode ser algo que informe as pessoas sobre sua marca. E é isso que o Google quer, que você encontre formas criativas de fazer com que as pessoas interessadas nas suas soluções encontrem o seu site.

 

Atualmente, a menção de marca está muito mais relacionada a uma estratégia de posicionamento de marca do que com o ranqueamento no Google.

 

Considerando essas novas informações, hoje vamos entender, afinal de contas, como a menção de marca pode influenciar no resultado das suas estratégias de SEO, além de como monitorar menções de outras páginas sobre sua marca e até conseguir algumas. 

 

Como a menção de marca influencia sua estratégia de SEO

Mesa de trabalho rodeada de pessoas discutindo estratégias de mensão de marca.

Você já deve ter lido aqui no blog da WebShare sobre a importância do EAT, mas se você não lembra, basicamente, é um conjunto de diretrizes para construção de um conteúdo com qualidade para o seu site. Esse, sim, é um critério observado pelo Google desde 2013.

 

Uma das diretrizes do EAT é a autoridade. Esse conceito é fundamental tanto para sua estratégia de posicionamento de marca quanto para melhorar o pagerank do seu site. Além disso, têm tudo a ver com a menção de marca.

 

Isso porque, quando você se torna uma autoridade no seu nicho de atuação, naturalmente, outras páginas passam a ter a sua marca como referência e até citar seu site e conteúdos. O que também funciona como uma espécie de prova social, quer um exemplo?

 

Imagine que um grande portal de notícias de negócios citou a sua empresa entre as que mais crescem no ano. Isso certamente influenciará as pessoas a conhecerem sua marca e acessarem o site. O resultado disso: tráfego orgânico e um melhor posicionamento do seu site no Google.

 

Mas calma, seu site não vai aparecer no topo da primeira página do Google do dia para noite. Em termos de SEO, essa é uma estratégia de longo prazo e vai precisar de mais do que uma menção para gerar resultados significativos e melhorar seu pagerank.

 

Dito isso, você deve estar se perguntando: ok, agora, como eu faço para saber quando e onde minha marca foi mencionada? Bom, é sobre isso que iremos falar a seguir.

 

Monitoramento de menção de marca

Em primeiro lugar, você precisa saber de onde vêm as menções do seu site. Para isso, é preciso contar com ferramentas que te ajudem a fazer esse monitoramento.

 

Aliás, é interessante você usar mais de uma, pois cada ferramenta pode apresentar resultados distintos. Isso acontece porque  umas possuem mais capacidade de busca do que outras. Vamos listar a seguir alguns sites que podem ajudar nessa tarefa.

 

Google Alerts

Uma ferramenta totalmente gratuita para você monitorar as menções da sua marca sem mistérios, além de ser muito fácil de usar, basta acessar o Google Alerts e colocar o nome da sua marca na busca.

 

O Google passará a enviar notificações toda vez que uma página sua for mencionada. Também é possível regular a periodicidade das notificações, além de outros critérios como localização e idioma.

 

Social Mention

Essa ferramenta possui alguns diferenciais interessantes, por exemplo, possibilitar a segmentação dos canais buscados entre uma série de filtros disponíveis. 

 

Além disso, o Social Mention consegue identificar menções implícitas, ou seja, quando uma página cita sua marca mas não faz um link para o seu site. Essa também é uma ferramenta gratuita.

 

Mention

Essa ferramenta também é muito útil e gera algumas informações diferentes em relação às que comentamos anteriormente. Por exemplo, a Mention apresenta gráficos que ajudam a entender o posicionamento online da sua marca, incluindo um sistema de pontuação de influência.

 

Mas tudo isso tem um preço, a Mention não é uma ferramenta gratuita. No entanto, pode ser um ótimo investimento para o seu negócio.

 

Links implícitos

Pode ser que, ao procurar por menções à sua página, você encontre alguns links implícitos. Eles são iguais a menção implícita que havíamos comentado a pouco, significa que alguém citou sua marca em um conteúdo mas não fez um link direto para o seu site.

 

Veja a seguir como você pode transformar links implícitos em links diretos para o seu site.

 

Como conseguir menção de marca?

Pessoa com uma caneta na mão apontando para tela do computador.

O simples fato de alguém citar sua marca em algum  conteúdo na web já é um ótimo começo e pode ajudar você a consolidar a imagem da sua marca no mercado. 

 

Ainda sim, por mais que os links não tenham tanta influência no ranqueamento como afirma John, eles ajudam as pessoas a chegarem mais rápido no seu site e podem influenciar seu posicionamento nas SERPS.

 

Transformando menções implícitas em links diretos

Dito isso, após identificar algumas menções implícitas a sua marca utilizando as ferramentas que apresentamos acima, você pode entrar em contato com o dono do site ou com o autor do conteúdo, caso seja um artigo, e pedir educadamente que insira o link para o seu site.

 

Conseguir isso não deve ser uma tarefa muito difícil e trará bons benefícios para você.

 

Guest post

Essa técnica é ótima para conseguir menções de qualidade. Ela consiste na construção de conteúdos em parceria com outra marca. Vejamos um exemplo:

 

Imagine que você tem uma marca de maquiagens veganas, nesse contexto, você pode entrar em contato com um blog ou site de produtos veganos e oferecer um conteúdo falando sobre as principais vantagens em usar maquiagem vegana. Não esqueça de inserir os links para o seu site.

 

Da mesma forma, você também pode criar um conteúdo para o blog do seu site falando sobre como produtos veganos ajudam o meio ambiente e trazer alguns links para o site com quem você fechou parceria, essa é uma prática muito comum entre os blogs.

 

Mas lembre-se, você deve investir apenas em parcerias que tenham o real potencial de atingir o seu público-alvo.

 

Essas são apenas algumas estratégias para conseguir menções de marca, mas há muitas outras estratégias de SEO tão eficientes quanto. 

Portanto, se você está decidido a levar o seu site para o topo das buscas no Google, acesse agora o blog da WebShare para ficar por dentro de  outros conteúdos como este ou entre em contato com nosso time de especialistas para encontrar a jornada de sucesso que irá alavancar as conversões do seu site.

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