SEO Lensing: A Importante Estratégia de Consolidação de Conteúdo

ilustração de uma mulher colocando uma caixa azul em uma grande tela.

Sumário

Conseguir criar conteúdos que sejam classificados nas primeiras páginas dos buscadores é o objetivo de todo profissional de SEO no momento. Grandes empresas, pequenos negócios, todos lutam para estar bem posicionado nos rankings das SERPs. São diversas as estratégias criadas para atingir esse resultado. Uma delas é o SEO Lensing

Preocupada em sempre trazer conteúdos importantes sobre o mundo do marketing digital, a Webshare preparou esse material explicando o que é a estratégia de SEO Lensing e como ela funciona.

O que é SEO Lensing?

O termo “lensing”, em português significa “lente”. Aqui no Brasil, esta estratégia também é chamada de consolidação de conteúdo. 

Você provavelmente lembra de uma brincadeira de criança na qual posiciona-se uma lupa entre os raios de sol e uma folha no chão. A pessoa segura a lupa de uma forma que ela capture os raios solares difusos e foca ela em um único ponto na folha, fazendo com que essa luz, agora concentrada, incendeie a folha.

Digamos que você tenha uma lista de diversos conteúdos, artigos, blogs, white papers, entre outros que simplesmente não estão ranqueando bem. É mais ou menos assim que funciona o SEO Lensing. Você pega essas postagens com péssimo ranqueamento e transforma elas em uma peça abrangente, dando início à estratégia.

Como funciona o SEO Lensing?

mãos femininas teclam o teclado de um notebook apoiado em uma mesa

Antes de explicar o que deve ser feito para solucionar os problemas dos conteúdos mal ranqueados, é preciso esclarecer que a estratégia de SEO Lensing não vai melhorar o desempenho das páginas rapidamente. 

Assim como a estratégia de SEO tradicional, ela requer tempo e paciência. Dito isso, vamos ver agora o que pode ser feito com a consolidação de conteúdo.

Identifique conteúdo difuso

Tome um tempo para identificar conteúdos difusos, posts que não se sustentam sozinhos em detalhamento de pauta. Faça uma lista de todas essas postagens que estão decepcionando no ranqueamento. Agora tente avaliá-las de forma mais ampla. Onde está o foco delas? 

Por exemplo, o seu blog tem artigos com ranqueamento baixo do tipo “Como escrever melhor conteúdo local para SEO”, ou “Como conseguir melhores avaliações online com SEO”. Obviamente são postagens diferentes, mas basicamente elas têm como foco a utilização da estratégia de SEO Local.

Você pode estabelecer conexões construindo um tópico mais amplo ou específico do foco delas, nesse caso, o SEO Local. A questão é identificar as postagens que, individualmente, são decepcionantes, mas que juntas, podem fazer a diferença na sua estratégia de ranqueamento.

Descubra pontos de sobreposição

Agora é necessário analisar os posts e descobrir pontos de sobreposição entre eles. Isso significa analisar como esses conteúdos difusos se relacionam entre si. A estratégia aqui é agrupar os posts com temas semelhantes e otimizá-los.

Por exemplo, você tem 8 posts relacionados com SEO Local. Analise eles atentamente e pergunte-se:

  • Há como eliminar h2’s ou h3’s redundantes dos textos?
  • Existe possibilidade de linkagem entre os posts?
  • Há posts completamente irrelevantes?
  • Existem artigos que parecem um acompanhar outros?
  • Há artigos que cobrem h2’s ou h3’s que são mencionados de passagem em outro texto?

Caso após os questionamentos você tenha “ilhas” de conteúdo que não se relacionam com outra postagem, será preciso decidir se deseja atualizá-las ou excluí-las.

Estruture as postagens relacionadas

Digamos que você agora tem diversas postagens com foco semelhante e está pronto para juntá-las em um único conteúdo abrangente.

Defina e solidifique uma ideia central

Na sua busca, você encontrou 5 posts referentes  à viagem para outro país. Crie um título como “O melhor guia de viagens” ou “As X lições mais importantes para turistas de primeira viagem”. Tenha foco em seu público-alvo e nas palavras-chave. Use isso como base e considere que tipo de postagem é mais interessante para os seus leitores.

Apresente o conteúdo de maneira lógica

Organize o conteúdo em h2 e h3 distribuindo as informações em tópicos. Comece o conteúdo falando de uma maneira geral. Organize ele em h2 e h3 detalhando as informações em ordem crescente de complexidade. Por fim, conclua o texto resumindo o conteúdo.

Redirecione URLs (301)

Caso você esteja eliminando ou combinando postagens com links existentes, é importante redirecioná-los. Isso desviará o tráfego para um novo local sem comprometer o link original. 

O redirecionamento não deve prejudicar a sua estratégia de SEO, desde que o novo destino seja relevante para o contexto do link original e semelhante ao destino original. 

Todos os links “ruins” individuais devem desviar automaticamente o tráfego para seu novo post abrangente.

Como a Webshare pode ajudar você?

Colocar em prática todas as estratégias de SEO Lensing não é tarefa fácil. Que tal terceirizar isso? 

A WebShare é uma agência de marketing SEO First. Somos especializados em criar as melhores estratégias digitais para os nossos clientes. Entre em contato conosco e veja as soluções que oferecemos para sua empresa.

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Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

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