Yoast SEO: como usar esse plugin no seu site WordPress

Imagem mostra uma pessoa digitando em um computador e em primeiro plano símbolos com a palavra SEO no centro e desenhos de gráficos crescentes.

Sumário

O Yoast SEO é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que tenha um site em WordPress e deseja maximizar a visibilidade dos conteúdos nos motores de busca. Ou seja, é necessário saber usar as funcionalidades do Yoast corretamente para potencializar a otimização das páginas na Web. 

No entanto, o Yoast vai além da otimização do seu conteúdo. O plugin também oferece, por exemplo,ferramentas para melhorar o SEO técnico do seu site. Essas funcionalidades ajudam a garantir que os motores de busca consigam indexar o seu site de maneira eficiente.

Deseja entender mais a respeito do Yoast SEO? Então venha com a WebShare, única agência SEO First do Brasil. Siga a leitura desse artigo que preparamos sobre como usar o plugin e sua importância para o desenvolvimento do seu negócio no mundo digital. 

Vamos entender o Yoast SEO

Antes de entrarmos nas funcionalidades, é preciso garantir a compreensão sobre as características do Yoast SEO. Esse é o nosso ponto de partida. Vamos lá! 

O Yoast SEO é um plugin para WordPress, abrangente, desenvolvido para facilitar a otimização de sites para os buscadores. Podemos dizer que ele serve como um guia para a publicação de conteúdos que atraiam leitores e se destaque nas páginas de pesquisa dos motores de busca. 

Através do  plugin, você, eu e usuários de todos os níveis de habilidade podem melhorar a visibilidade do site na Web, ao aplicar práticas recomendadas pelo SEO com eficácia. Aliás, é importante esclarecer que o Yoast não aplica punições ,caso alguma métrica não seja alcançada, e nem fará algo para diminuir os seus posts. 

Em resumo, o Yoast SEO maximiza a presença online do seu conteúdo. Trata-se de um aliado essencial para obter sucesso na jornada no acirrado mundo digital. 

 As funcionalidades do Yoast SEO

Imagem mostra as mãos de um homem digitando em um notebook

O Yoast possui uma vasta gama de funcionalidades, abordando tanto aspectos de SEO técnico, quanto on page. Essa variedade facilita a otimização dos sites para os buscadores. Entre as principais funções, podemos destacar:

  • Análise de conteúdo: avalia o conteúdo em tempo real, oferecendo feedback sobre otimização de palavras-chave, legibilidade e estrutura de conteúdo.
  • Otimização de metadados: permite a edição de títulos SEO e meta descrições para cada página, melhorando a visibilidade nos resultados de busca.
  • Criação e gestão de sitemaps XLM: facilita o rastreamento e a indexação do site pelos motores de busca.
  • Gestão de links internos e externos: ajuda na estruturação de uma rede de links interna sólida e na otimização do uso de links externos.
  • Configuração de URLs canônicas: permite especificar a URL canônica de uma página para evitar conteúdo duplicado.
  • Análise de palavras-chave: auxilia na escolha de palavras-chave eficazes para cada conteúdo, considerando seu potencial de busca.
  • Alerta e sugestões de SEO: fornece dicas e alertas para melhorar continuamente o SEO do site, baseando-se nas melhores práticas atuais.

Além dessas, há outras funções do Yoast SEO como a verificação de legibilidade, controle de indexação, previsão de Snippets nos resultados de busca e integração com o Google Search Console

Todas essas funcionalidades fazem do Yoast SEO uma ferramenta fundamental para todos os sites com o sistema WordPress, com o objetivo de melhorar a performance nos motores de busca e a visibilidade do seu site. 

Como instalar o Yoast SEO?

O processo de instalação do Yoast SEO é mais fácil do que muitos pensam , e agora vamos mostrar isso para você. Confira o passo a passo. 

  1. Acesse o painel de administração do WordPress: faça login no seu site WordPress e vá até o painel de administração.
  2. Navegue até a seleção de plugins: na barra lateral esquerda do painel, clique em “Plugins”, e então em “Adicionar Novo” para abrir a página de adição de novos plugins.
  3. Procure pelo Yoast SEO: utilize a barra de pesquisa na página “Adicionar Novo” e digite “Yoast SEO”. Pressione “enter” para iniciar a busca.
  4. Instale o plugin: entre os resultados da pesquisa, localize o Yoast SEO. Clique no botão “Instalar Agora” localizado ao lado do nome do plugin.
  5. Ative o Yoast SEO: após a instalação, o botão “Instalar Agora” se transformará em “Ativar”. Clique neste botão para ativar o Yoast SEO.
  6. Execute o assistente de configuração: agora, você poderá ser direcionado para executar o assistente de configuração. Ele é recomendado para configurar as definições iniciais de SEO, como detalhes da empresa, configurações de mídia social e visibilidade do conteúdo.
  7. Siga as orientações do assistente: o assistente de configuração é intuitivo e guiará você através das etapas. Siga cada passo com cuidado, preenchendo as informações solicitadas para otimizar seu site.
  8. Conclusão: após completar o assistente de configuração, seu site estará melhor preparado para os desafios do SEO.

Seguindo esses passos, você irá instalar e configurar o Yoast de forma eficaz, garantindo que o seu site esteja preparado para performar melhor nos motores de busca. 

Como utilizar o Yoast SEO?

Agora que você sabe o que é o Yoast SEO, as funcionalidades do plugin e como instalá-lo, é hora de entender como utilizar a ferramenta da melhor forma. A primeira coisa a fazer, é explorar as funções disponíveis no Yoast, aquelas que listamos anteriormente, disponíveis na seção seção Yoast SEO, localizadas na edição de posts e páginas. Confira. 

Foco na palavra-chave

Defina a palavra-chave principal para a qual você está otimizando a postagem ou página. O Yoast SEO analisará o conteúdo para verificar se a palavra-chave está sendo usada efetivamente no título, no corpo do texto, na meta descrição e na URL.

Analise o SEO

Faça o acompanhamento da análise de SEO em tempo real fornecida pelo Yoast, que indica o quão bem o seu conteúdo está otimizado para a palavra-chave foco. Ele oferece sugestões específicas para melhorias, como aumentar a frequência da palavra-chave, adicionar links internos e externos, e otimizar imagens.

Considere as dicas de legibilidade

Use as dicas de legibilidade para tornar seu conteúdo mais acessível e agradável para os leitores. Isso inclui a simplificação da linguagem, o uso de subtítulos para quebrar o texto e a inclusão de listas ou marcadores quando apropriado.

Configurações avançadas

Explore as configurações avançadas para ajustar aspectos como metadados, links canônicos e redirecionamentos. Essas configurações ajudam a gerenciar como os motores de busca veem e indexam seu conteúdo.

Monitoramento e ajustes

 Revise de forma regular o desempenho do seu conteúdo no Google Analytics e no Google Search Console (ambos podem ser integrados com o Yoast SEO) para identificar áreas que precisam de ajustes e otimizar suas páginas e posts continuamente.

Ao seguir essas dicas e utilizar da forma correta as funções do Yoast SEO, o seu site pode melhorar significativamente em questão de visibilidade, atraindo mais usuários e alcançando mais facilmente as suas metas no digital. 

A WebShare transforma a presença digital do seu site

Ao longo do conteúdo, você pôde perceber que o Yoast SEO é uma ferramenta que precisa ser utilizada por qualquer empresa que tenha um site no sistema WordPress e deseja atingir o sucesso no competitivo universo digital. 

No entanto, de nada adianta se você não souber utilizar as funções do Yoast, que tem como objetivo tornar as técnicas de otimização mais eficientes para melhorar a posição do seu site no ranking dos buscadores. 

Por isso, conte com a experiência de quem entende do assunto. A WebShare conta com uma equipe altamente qualificada e dedicada. Por meio da abordagem revolucionária do SEO First, nós analisamos o seu site como um todo, e a partir desse diagnóstico, podemos desenvolver as melhores soluções personalizadas para o seu negócio prosperar. 

Com 15 anos de atuação, a WebShare já coleciona números robustos que comprovam a nossa credibilidade no mercado, como: mais de 170 clientes satisfeitos e incríveis mais de 70 mil palavras no top 10 do Google. 

Então não deixe mais o tempo passar. Entre em contato conosco, agende uma reunião e conheça as nossas soluções para o seu site decolar no ranqueamento do Google e outros grandes motores de busca. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?