Tem um site WordPress? Conheça o novo plugin que facilita a performance da sua página na web!

Ilustração remetendo ao novo plugin wordpress

Sumário

Em março deste ano, o WordPress anunciou o lançamento de um novo plugin. O Performance Lab promete otimizar o desempenho dos sites da plataforma. A ferramenta traz diversos novos recursos, dentre eles a otimização de imagens, auditoria de performance e cache.

Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe nosso artigo a partir de agora.

O que é o Performance Lab?

Duas pessoas conversando em uma mesa de trabalho

O plugin Performance Lab é uma ferramenta projetada para ajudar você a editar e acelerar seus sites. Ele também auxilia no diagnóstico de problemas de lentidão nas páginas.. 

Geralmente, quando o WordPress lança novos recursos, os plugins aparecem separadamente. Mas com o Performance Lab é diferente. A plataforma facilitou sua vida e agrupou quatro novos recursos distribuídos por módulos em um único plugin. Isso permitirá que você escolha quais quer habilitar em um local central. 

O Performance Lab está destinado a tornar-se uma versão futura da plataforma de base do WordPress.

Conheça agora os quatro módulos do Performance Lab

A fase inicial do plugin apresenta os seguintes módulos.

  • WebP Uploads: Produz versões WebP para carregamento de imagens JPEG (se for suportado pelo servidor);
  • WebP Support: Inclui uma seção de suporte a WebP na checagem de saúde do site (Site Health);
  • Persistent Object Cache Health Check: Inclui uma seção de cache de objetos persistentes na checagem de saúde do site (Site Health);
  • Audit Enqueued Assets (experimental): Inclui uma seção de recursos CSS e JS na checagem de saúde do site (Site Health).

O plugin ainda está em fase beta, portanto o WordPress aconselha que você faça testes em cada um dos módulos logo após a instalação.

Para testar o módulo WebP Uploads, é necessário subir algumas imagens JPEG para a biblioteca de mídia. Depois disso, é preciso garantir que as versões redimensionadas também sejam geradas em WebP e utilizadas no front do site, assim como no upload de imagens em um post.

Para testar os outros três módulos, você precisa acessar a aba de Site Health e analisar se as informações trazidas estão de acordo com a realidade. É sempre bom lembrar que módulos experimentais precisam ser acionados em Settings > Performance. Módulos não experimentais são habilitados de maneira padrão. Se quiser testar os módulos individualmente, é só alterná-los um por um.

O módulo Audit Enqueued Assets foi classificado como experimental. O Performance Team, grupo responsável pela criação do plugin, optou por nomeá-lo como experimental, pois o módulo será aprimorado.

Quem criou o Performance Lab?

O plugin Performance Lab foi desenvolvido pela equipe Performance Team do WordPress. Esse grupo foi criado em outubro de 2021 e tem como membros os desenvolvedores do WordPress, assim como os desenvolvedores do Google e do Yoast.

Desde os seus primeiros encontros, o objetivo do grupo é criar projetos que aumentem a qualidade de performance dos sites do WordPress. O Performance Lab é o primeiro projeto da equipe a sair do papel. 

Você também pode contribuir!

Mulher apontando para a tela do computador com uma caneta vermelha

Como o Performance Lab é um plugin em versão Beta, o WordPress quer que você teste exaustivamente todos os módulos. Utilizando-os tanto de maneira conjunta quanto individualmente. 

O Performance Team organiza reuniões semanais no canal Slack onde qualquer usuário pode participar e ajudar na construção coletiva do código. Já imaginou você e os desenvolvedores do WordPress juntos nessa missão?

Digamos que você esteja testando o plugin e ache um bug, o que fazer? Pra quem avisar? Além das reuniões semanais do Performance Team, é possível enviar feedbacks pelo GitHub ou pelo fórum de suporte do WordPress. A plataforma também pede aos usuários que auxiliem na tradução do Performance Lab para outras línguas.

E aí, curtiu a novidade? Entre no blog da WebShare para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.

Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?