Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Tem um site WordPress? Conheça o novo plugin que facilita a performance da sua página na web!

Ricardo Miorelli

12 DE maio DE 2022
tempo de
leitura:
5min

Em março deste ano, o WordPress anunciou o lançamento de um novo plugin. O Performance Lab promete otimizar o desempenho dos sites da plataforma. A ferramenta traz diversos novos recursos, dentre eles a otimização de imagens, auditoria de performance e cache.

 

Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe nosso artigo a partir de agora.

O que é o Performance Lab?

Duas pessoas conversando em uma mesa de trabalho

O plugin Performance Lab é uma ferramenta projetada para ajudar você a editar e acelerar seus sites. Ele também auxilia no diagnóstico de problemas de lentidão nas páginas.. 

 

Geralmente, quando o WordPress lança novos recursos, os plugins aparecem separadamente. Mas com o Performance Lab é diferente. A plataforma facilitou sua vida e agrupou quatro novos recursos distribuídos por módulos em um único plugin. Isso permitirá que você escolha quais quer habilitar em um local central. 

 

O Performance Lab está destinado a tornar-se uma versão futura da plataforma de base do WordPress.

Conheça agora os quatro módulos do Performance Lab

 

A fase inicial do plugin apresenta os seguintes módulos.

 

  • WebP Uploads: Produz versões WebP para carregamento de imagens JPEG (se for suportado pelo servidor);
  • WebP Support: Inclui uma seção de suporte a WebP na checagem de saúde do site (Site Health);
  • Persistent Object Cache Health Check: Inclui uma seção de cache de objetos persistentes na checagem de saúde do site (Site Health);
  • Audit Enqueued Assets (experimental): Inclui uma seção de recursos CSS e JS na checagem de saúde do site (Site Health).

 

O plugin ainda está em fase beta, portanto o WordPress aconselha que você faça testes em cada um dos módulos logo após a instalação.

 

Para testar o módulo WebP Uploads, é necessário subir algumas imagens JPEG para a biblioteca de mídia. Depois disso, é preciso garantir que as versões redimensionadas também sejam geradas em WebP e utilizadas no front do site, assim como no upload de imagens em um post.

 

Para testar os outros três módulos, você precisa acessar a aba de Site Health e analisar se as informações trazidas estão de acordo com a realidade. É sempre bom lembrar que módulos experimentais precisam ser acionados em Settings > Performance. Módulos não experimentais são habilitados de maneira padrão. Se quiser testar os módulos individualmente, é só alterná-los um por um.

 

O módulo Audit Enqueued Assets foi classificado como experimental. O Performance Team, grupo responsável pela criação do plugin, optou por nomeá-lo como experimental, pois o módulo será aprimorado.

Quem criou o Performance Lab?

 

O plugin Performance Lab foi desenvolvido pela equipe Performance Team do WordPress. Esse grupo foi criado em outubro de 2021 e tem como membros os desenvolvedores do WordPress, assim como os desenvolvedores do Google e do Yoast.

 

Desde os seus primeiros encontros, o objetivo do grupo é criar projetos que aumentem a qualidade de performance dos sites do WordPress. O Performance Lab é o primeiro projeto da equipe a sair do papel. 

 

Você também pode contribuir!

 

Mulher apontando para a tela do computador com uma caneta vermelha

Como o Performance Lab é um plugin em versão Beta, o WordPress quer que você teste exaustivamente todos os módulos. Utilizando-os tanto de maneira conjunta quanto individualmente. 

 

O Performance Team organiza reuniões semanais no canal Slack onde qualquer usuário pode participar e ajudar na construção coletiva do código. Já imaginou você e os desenvolvedores do WordPress juntos nessa missão?

 

Digamos que você esteja testando o plugin e ache um bug, o que fazer? Pra quem avisar? Além das reuniões semanais do Performance Team, é possível enviar feedbacks pelo GitHub ou pelo fórum de suporte do WordPress. A plataforma também pede aos usuários que auxiliem na tradução do Performance Lab para outras línguas.

 

E aí, curtiu a novidade? Entre no blog da WebShare para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.

 

 

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário